plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
RELIGIÃO

Católicos celebram o início da Semana Santa

Ontem, no centro de Belém, os fiéis participaram da Procissão do Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém antes da Páscoa

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Católicos celebram o início da Semana Santa camera Fiéis fizeram uma procissão com Ramos nas mãos até a Catedral da Sé | Irene Almeida

Na manhã de ontem (10), fiéis se reuniram na procissão do Domingo de Ramos, celebração que relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém e marca o início da Semana Santa para a Igreja Católica. Na capital, a Benção dos Ramos teve início às 8h30 na celebração realizada na Igreja Santo Alexandre. Em seguida, a procissão tomou as ruas do entorno do Complexo Feliz Luzitânia, com destino à Catedral Metropolitana.

Operação fiscaliza pescado para a Semana Santa

Durante a caminhada, os devotos ergueram as folhas de ramos e entoaram os cânticos do período pascal como forma de receber Jesus. Ao chegar a Igreja Matriz, a Santa Missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Para os devotos, era um momento de preparação para o sacrifício de Cristo na cruz durante a Sexta-feira Santa.

Vanusa Oliveira, de 43 anos, não faltou a tradição que já carrega por anos. Ela rezava pedindo a interseção de Jesus para atravessar um momento de dificuldade na família. Para ela, o início da Semana Santa significa o momento de pedir para Jesus a absolvição dos pecados. “Eu vim pedir para alcançar uma coisa, eu vim pedir pelo meu irmão. Eu tô pedindo que ele saia dos vícios e das más companhias. Eu vim aqui rezar por ele, por nós da família, por tudo, e para que essa pandemia que termine. Além de marcar o momento que Jesus vai ser crucificado, é um momento de pedir para ele na cruz”, contou a manicure.

Cristãos vivenciam tempo de reflexões

Já Maria Auxiliadora de Oliveira, 68, ressalta o momento de fé. “Eu sou fiel a Deus porque eu sou de uma família muito religiosa, nós crescemos nos ensinamentos de Deus. Essa semana marca o momento que Jesus entrou em Jerusalém, se preparou para morrer na cruz e morreu pelos nossos pecados. Eu sou fiel a Ele, estou sempre em oração. Todos nós atravessamos por momentos difíceis e quem tem Deus aquela cruz passa. E eu acho que a morte faz parte disso. Para mim, esse é um processo para essa morte de Cristo”, explica a aposentada.

O Domingo de Ramos é uma prévia do chamado Tríduo Pascal, compreendido pelos três dias que antecedem a ressurreição de Cristo (quinta, sexta e sábado). Nesse dia, de acordo com a Bíblia, Jesus entrou na cidade de Jerusalém em cima de um jumento, dias após ter ressuscitado Lázaro. Depois de ser aclamado pela multidão de fiéis, ele foi entregue pela mesma população para morrer na cruz ao lado de dois ladrões dias mais tarde.

Na celebração da Santa Missa, os sacerdotes utilizam uma batina na cor vermelha, que simboliza o sangue do sacrifício de Jesus, e o Evangelho é o mesmo da Sexta-feira Santa, o dia da crucificação. Já a Liturgia Eucarística relembra a Quinta-feira Santa, quando ocorre a Última Ceia com os apóstolos, e os cânticos são os mesmos do sábado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias