Diário Online
Notícias / Notícias Pará
EMPREGO

Cidades do Pará criaram 99 mil postos de trabalho

Pouco mais de 80% dos municípios paraenses apresentam resultado positivo na geração de emprego, afirma levantamento da CNM

segunda-feira, 02/05/2022, 06:40 - Atualizado em 02/05/2022, 07:44 - Autor: Luiza Mello de Brasília

Google News

As cidades paraenses retomaram o nível de emprego pré-pandemia
As cidades paraenses retomaram o nível de emprego pré-pandemia | Mauro Ângelo / Diário do Pará

Pelo menos 83% dos municípios paraenses apresentaram resultado positivo na criação de novas vagas de trabalho nos últimos meses. É o que mostra levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), realizado com base nos dados mensais do novo Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O estudo mostra que, em 120 dos 144 municípios do Pará ocorreu evolução na geração de empregos com carteira assinada. Foram 99.199 novas vagas nas cidades paraenses. Em todo o país, foram geradas mais de 2,5 milhões de empregos formais nos últimos 12 meses.

População poderá tirar título de eleitor nas Usinas da Paz

As localidades que apresentaram os resultados mais positivos foram Roraima e Santa Catarina (93%), seguidos por Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (91%) e Rondônia (90%). No outro extremo, os municípios de Amazonas e Sergipe (68%), Amapá (69%) e Pernambuco (73%) apresentaram os menores percentuais de recuperação.

De acordo com o estudo da CNM, a recuperação aos níveis pré-pandemia, de acordo com a região geográfica, foi mais pronunciada nos municípios do Centro-Oeste e Sul, enquanto a recuperação foi menos generalizada nas regiões Nordeste (81%) e Norte (79%), sendo que o Pará ficou acima dessa média, com 83% das cidades apresentando bons resultados na geração de empregos.

A atualização sobre a evolução do emprego com carteira assinada nos municípios é feita pela entidade municipalista por meio de notas publicadas mensalmente.

A CNM divulga o estudo desde novembro de 2021. Realizado com base nos resultados positivos do mercado de trabalho nos últimos meses, o levantamento comparou a situação do mercado formal de trabalho em fevereiro de 2020 (mês anterior ao início da pandemia) e o momento atual.

CRESCIMENTO

O estudo evidenciou que o mercado de trabalho cresceu 7,1% no período, com mais 2,65 milhões de trabalhadores na formalidade. No comparativo entre os dois meses, 4.631 municípios (83%) apresentaram crescimento dos postos de trabalho.

De acordo com os técnicos da CNM, a reativação do mercado de trabalho é uma boa notícia para os municípios brasileiros, pois antecipa a recuperação econômica, gerando crescimento e sustentação dos níveis de arrecadação.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS