Diário Online
Notícias / Notícias Pará
CIDADANIA

Nova Usina da Paz é entregue no bairro do Bengui

O novo espaço oferece mais de 80 serviços à população do bairro. É a quarta UsiPaz entregue e outras cinco estão previstas para este ano

quinta-feira, 05/05/2022, 08:01 - Atualizado em 05/05/2022, 08:00 - Autor: Carol Menezes / Diário do Pará

Google News

A usina possui um espaço de 12 mil m², onde serão oferecidos diversos serviços à comunidade
A usina possui um espaço de 12 mil m², onde serão oferecidos diversos serviços à comunidade | RAONI FIGUEIREDO / AGÊNCIA PARÁ

Já está em funcionamento a quarta Usina da Paz, entregue ontem, 4 de maio, pelo Governo do Estado, desta vez no bairro do Bengui, em Belém. Já é a segunda UsiPaz aberta na capital paraense. O governador Helder Barbalho (MDB), junto da primeira-dama, Daniela Barbalho, fez o descerramento da fita no ato de abertura do espaço, acompanhado ainda do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), do senador da República, Jader Barbalho (MDB) e da deputada federal, Elcione Barbalho (MDB), dentre diversas outras autoridades.

Governo do Pará entregará Usina da Paz no Benguí

O novo complexo foi construído em um terreno de 12.087 m² de área total, na Estrada do Bengui, ao lado do pátio de retenção do Detran. O principal objetivo do espaço é fortalecer os laços comunitários e contribuir para o resgate da cidadania e da redução da violência por meio da transformação social promovida pelo programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz), que une segurança pública e promoção social.

“Reduzimos a criminalidade pela presença dos órgãos de governo, segurança, cidadania, educação, saúde, empreendedorismo, geração de oportunidade, e o Benguí, desde 2020, passou a compor os TerPaz de maneira absolutamente estratégica. Para se ter uma ideia, nos primeiros cinco meses de 2018 o bairro teve 22 assassinatos, enquanto que nos primeiros cinco meses de 2022 não houve qualquer registro desse tipo de crime, uma demonstração clara de que este programa muda a realidade da comunidade. Mas além da presença dos serviços, é fundamental um equipamento público multifuncional para que seja o local de encontro dessas ofertas à sociedade”, destacou o chefe do Executivo Estadual.

O prefeito de Belém, por sua vez, reconheceu a importância do TerPaz e das UsiPaz como um legado da atual gestão do governo do Estado. “Sou professor e afirmo que é importante investir em projeto como esse, porque não tem como ter cidadania sem educação, sem vidas aprendendo, ensinando, festejando um futuro justo e feliz”, discursou Edmilson.

Moradora do Bengui desde criança, a diarista Bruna Oliveira, de 27 anos, levou os quatro filhos, que devem se tornar frequentadores do espaço, para a abertura. “É um sonho ter um espaço para trazê-los, um lugar de formação, de atividades para eles, um lugar seguro”, declarou.

SERVIÇOS

Assim como nas outras UsiPaz, serão ofertados mais de 80 serviços gratuitos à população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante; além de eventos e encontros da comunidade. As inscrições para cursos e atividades esportivas serão feitas gradualmente e divulgadas nas redes sociais da Usina da Paz. Para realizar a inscrição, o morador precisa ir presencialmente à recepção da UsiPaz, com original e cópia dos documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

 

Helder anunciou que serão entregues usinas nas cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás
Helder anunciou que serão entregues usinas nas cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás | Irene Almeida / Diário do Pará
 

A unidade conta com uma quadra poliesportiva coberta; um campo de futebol com gramado, um complexo de dojô, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança. E, ainda, ambientes para capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. O governador Helder Barbalho informou que serão entregues mais cinco UsiPaz ainda este ano.

Nos próximos meses vamos entregar a Usina da Paz da Terra Firme, do Guamá e do Jurunas. Teremos também ainda no final do mês de maio, a Usina da Paz da cidade de Parauapebas, e em junho, na cidade de Canaã dos Carajás, avançamos na entrega de benefícios para esta experiência que certamente temos que nos orgulhar. É a maior e mais importante experiência de transformação social de todo nosso País e que possa se espalhar por todas as regiões e por todas as cidades do Pará”, enfatizou.

A UsiPaz Bengui vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h, funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS