Diário Online
Notícias / Notícias Pará
MEDIDAS

Força Nacional é enviada à terra indígena em operação no PA

Objetivo seria fornecer apoio à Funai em uma tentativa de expulsar invasores na Terra Indígena Sarauá, no nordeste paraense.

terça-feira, 10/05/2022, 19:58 - Atualizado em 10/05/2022, 23:24 - Autor: Com informações de Lauro Jardim/O Globo

Google News

Uma portaria publicada hoje (10) determinou o envio da tropa
Uma portaria publicada hoje (10) determinou o envio da tropa | José Cruz/Agência Brasil

Foi em fevereiro desse ano quando a Justiça Federal havia determinado, em um prazo de três meses, para que invasores identificados na Terra Indígena Sarauá, localizada no nordeste paraense, desocupassem as terras. Há pelo menos cinco anos, a região vem sofrendo com desmatamentos e queimadas.

+ Homem é preso após estupro em escritório de Ananindeua

A tensão no local tem sido crescente desde então, com um conflito com os indígenas se tornando iminente. Na tentativa de expulsar os invasores, a Fundação Nacional do Índio (Funai) deverá contar em breve com o apoio da Força Nacional de Segurança Pública.

A Força Nacional será enviada após determinação do Ministério da Justiça, por meio de publicação de uma portaria no Diário Oficial nesta terça-feira (10). Detalhes como número de agentes que serão deslocados para a operação, porém, não foram informados.

Sabe-se apenas que as atuações serão realizadas nas região no período entre 27 de junho e 1º de julho.

A Força Nacional será usada “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

VEJA TAMBÉM: Maniçoba vira patrimônio imaterial do Pará

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS