A 19ª edição do Feirão do Imposto traz como tema este ano o Simples Nacional: uma modalidade de tributação que favorece as micro e pequenas empresas. O evento, que é uma iniciativa do Conselho de Jovens Empresários do Pará (Conjove), em parceria com a Associação Comercial do Pará (ACP), traz esta temática em comemoração aos 20 anos de Feirão do Imposto.
O evento tem como intuito alertar, informar e conscientizar a população sobre a carga tributária do país através das ações que serão realizadas no período de 25 a 29 de maio em Belém.
O regime do Simples Nacional simplifica as obrigações tributárias acessórias, ou seja, é menos burocrático e unifica todos os impostos incidentes sobre a empresa em uma única alíquota (percentual). A alíquota é definida pelo patamar de faturamento da empresa, sendo que quanto maior for o faturamento maior será a alíquota.
Veja também:
- Amazônia: congresso debaterá biodiversidade e biotecnologia
- Belém vacina contra covid, gripe e sarampo no fim de semana
O Conselho reforça ainda que, nos últimos anos, a inflação tem sido cada vez mais crescente, provocando redução do poder de compra do consumidor e, consequentemente, do consumo.
De acordo com a última atualização das tabelas do Simples Nacional, gerada em 2018, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA do IBGE), que mede a inflação oficial do país, no acumulado de janeiro/2018 até abril/2022, fechou em 28,46% - o que representa que o consumidor perdeu quase 30% do seu poder de compra.
Conscientização
Os Feirão do Imposto terá ações no período de 25 a 29 de maio, e conta com a participação de todos os shoppings da Região Metropolitana de Belém. O movimento é liderado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), e terá programação em mais de 100 cidades brasileiras.
Dados
Nos quatro primeiros meses deste ano, cerca de um trilhão de reais foram pagos pelos contribuintes, no Brasil, aos cofres públicos a partir de impostos. A cifra, que já é representativa, ganha mais expressividade quando se avalia a eficiência na aplicação destes recursos em serviços públicos, como saúde, educação e segurança, sobretudo.
O binômio “arrecadação tributária” versus “aplicabilidade em políticas públicas”, ganhou maior notoriedade nas últimas semanas, em virtude das consecutivas altas nos preços dos combustíveis, algo que impacta toda a cadeia produtiva e a economia brasileira.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), se colocar na ponta do lápis, o contribuinte vai perceber que, na média mensal de contas pagas pelos consumidores no país, metade do que é gasto tem como destinação os impostos.
Serviço
O evento terá ações de conscientização fiscal envolvendo palestras sobre a temática tributária, venda de produtos “sem imposto” e exposições nos shopping centers da Região Metropolitana.
O ponto alto do Feirão será no dia 28 de maio, quando ocorre o “Dia D”, onde ocorre a tradicional venda de produtos “sem imposto”, com descontos que simulam a ausência de carga tributária no preço final dos produtos, com destaque especial a venda de gasolina sem imposto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar