plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ECONOMIA

Feirão faz alerta e promove isenção de impostos em Belém

As ações acontecem nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de maio em todos os shoppings da Região Metropolitana de Belém

Imagem ilustrativa da notícia Feirão faz alerta e promove isenção de impostos em Belém camera O evento tem como intuito alertar e informar a população através das ações que serão realizadas no período de 25 a 29 de maio em Belém. | Thiago Lontra

A 19ª edição do Feirão do Imposto traz como tema este ano o Simples Nacional: uma modalidade de tributação que favorece as micro e pequenas empresas. O evento, que é uma iniciativa do Conselho de Jovens Empresários do Pará (Conjove), em parceria com a Associação Comercial do Pará (ACP), traz esta temática em comemoração aos 20 anos de Feirão do Imposto.

O evento tem como intuito alertar, informar e conscientizar a população sobre a carga tributária do país através das ações que serão realizadas no período de 25 a 29 de maio em Belém.

O regime do Simples Nacional simplifica as obrigações tributárias acessórias, ou seja, é menos burocrático e unifica todos os impostos incidentes sobre a empresa em uma única alíquota (percentual). A alíquota é definida pelo patamar de faturamento da empresa, sendo que quanto maior for o faturamento maior será a alíquota.

Veja também:

O Conselho reforça ainda que, nos últimos anos, a inflação tem sido cada vez mais crescente, provocando redução do poder de compra do consumidor e, consequentemente, do consumo.

De acordo com a última atualização das tabelas do Simples Nacional, gerada em 2018, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA do IBGE), que mede a inflação oficial do país, no acumulado de janeiro/2018 até abril/2022, fechou em 28,46% - o que representa que o consumidor perdeu quase 30% do seu poder de compra.

Conscientização

Os Feirão do Imposto terá ações no período de 25 a 29 de maio, e conta com a participação de todos os shoppings da Região Metropolitana de Belém. O movimento é liderado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), e terá programação em mais de 100 cidades brasileiras.

Feirão faz alerta e promove isenção de impostos em Belém
📷 |Divulgação

Dados

Nos quatro primeiros meses deste ano, cerca de um trilhão de reais foram pagos pelos contribuintes, no Brasil, aos cofres públicos a partir de impostos. A cifra, que já é representativa, ganha mais expressividade quando se avalia a eficiência na aplicação destes recursos em serviços públicos, como saúde, educação e segurança, sobretudo.

O binômio “arrecadação tributária” versus “aplicabilidade em políticas públicas”, ganhou maior notoriedade nas últimas semanas, em virtude das consecutivas altas nos preços dos combustíveis, algo que impacta toda a cadeia produtiva e a economia brasileira.

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), se colocar na ponta do lápis, o contribuinte vai perceber que, na média mensal de contas pagas pelos consumidores no país, metade do que é gasto tem como destinação os impostos.

Serviço

O evento terá ações de conscientização fiscal envolvendo palestras sobre a temática tributária, venda de produtos “sem imposto” e exposições nos shopping centers da Região Metropolitana.

O ponto alto do Feirão será no dia 28 de maio, quando ocorre o “Dia D”, onde ocorre a tradicional venda de produtos “sem imposto”, com descontos que simulam a ausência de carga tributária no preço final dos produtos, com destaque especial a venda de gasolina sem imposto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias