plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PREVISÃO DO TEMPO

Fenômeno climático não deve atingir o Pará. Entenda!

A "erupção polar histórica“ atingirá, principalmente, a região Centro-Sul do País.

Imagem ilustrativa da notícia Fenômeno climático não deve atingir o Pará. Entenda! camera A Semas aponta de o mês de maio seguirá chuvoso na Região Metropolitana de Belém. | Alex Ribeiro/Ag. Pará

Informações climáticas do Centro de Informações Meteorológicas de Goiás indicam que o Brasil deve enfrentar uma massa de ar frio de origem polar, que causará temperaturas atípicas para o mês de maio na região Centro-Sul do País, com mais intensidade entre a próxima segunda-feira (16) até o domingo (22).

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) afirma que esse comportamento meteorológico não deve provocar mudanças significativas de temperatura no Pará.

O fenômeno está sendo divulgado como uma “erupção polar histórica“. No período anunciado da próxima semana, o fenômeno meteorológico pode alcançar temperatura próxima a zero grau (0º), no município de Jataí, no estado de Goiás; na capital goiana, Goiânia pode atingir 4ºC e em Brasília (DF) vai oscilar entre 9º e 11ºC.

No Estado do Mato Grosso (MT) também será percebido mudança de temperatura, mas a partir da divisa desse Estado com o Pará, de acordo com o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, a massa fria estará diluída. “Os efeitos na temperatura no Estado não serão significativos. Essa redução da temperatura prevista atingirá, principalmente, os municípios do extremo sul do Pará, onde podem ser registradas temperaturas de até 15 ºC”, afirma o coordenador do Núcleo, Saulo Carvalho.

Previsão para Maio

O boletim climático da Semas aponta que este mês de maio seguirá chuvoso na Região Metropolitana de Belém (RMB), assim como foi o mês de abril. Mesmo sendo um mês considerado de transição entre o período chuvoso e o seco, maio apresenta previsão máxima de até 500 milímetros de chuva em pontos do Estado, como na região do Arquipélago do Marajó.

Os números em diversos pontos, a exemplo da RMB e municípios da região Norte e Litoral Nordeste do Pará, como Marajó, Alenquer, Óbidos e Oriximiná, apresentam expectativa de chuva maior do que o habitual para este período do ano, com índices variando entre 300 e 400 milímetros de chuva no mês.

A situação é oposta para a parte sul do Estado, em municípios como Conceição do Araguaia, Redenção e Cumaru do Norte, com previsão de poucas chuvas durante este mês. Nessas localidades os volumes tendem a ficar, em média, na casa dos 75 milímetros.

Nas demais regiões do Pará o volume de chuvas deve permanecer entre os 100 e 150 milímetros, índice considerado normal pelos especialistas da Semas. “Com o passar dos dias, em geral, devemos ter uma elevação da temperatura de modo geral no Estado, especialmente pela parte da manhã e início da tarde, com formação de chuvas durante o final da tarde e início da noite”, finaliza o coordenador.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias