plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FENÔMENO

Paraenses se encantam com eclipse lunar na madrugada

Entusiastas observaram eclipse lunar total com atenção e curiosidade. Pontos de observação foram montados em alguns locais de Belém.

Imagem ilustrativa da notícia Paraenses se encantam com eclipse lunar na madrugada camera Eclipse lunar total foi visto com clareza pelos paraenses na madrugada desta segunda (16) | Fernando Torres

O eclipse lunar é um fenômeno astronômico raro e encantador que, normalmente, acontece duas vezes ao ano, quando a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua, projetando a sua sombra parcial ou integralmente sobre o seu satélite natural.

Na madrugada desta segunda-feira (16), os paraenses puderam observar com clareza a ocorrência de um eclipse lunar total.

Veja também:

Transplante de medula: uma história de batalhas e conquistas

Apoena: projeto leva pessoas cegas para remar no rio Guamá

Pontos de observação foram montados em vários locais, como no Planetário do Pará e na orla do campus da UFPA, em Belém, mas qualquer um poderia ver a olho nu o astro ficar parcialmente escurecido e depois com uma coloração avermelhada, em um fenômeno conhecido como "Lua de Sangue".

Diversos entusiastas e curiosos se deslocaram ao campus da Universidade Federal do Pará para utilizar os telescópios disponibilizados pelo Núcleo de Astronomia (Nastro) da instituição. O eclipse lunar total teve início pouco antes das 23:30 de domingo (15) e atingiu seu ápice às 1:11 desta segunda. Também foi possível observar o planeta Saturno com os telescópios.

Planeta Saturno foi observado por quem esteve na UFPA
📷 Planeta Saturno foi observado por quem esteve na UFPA |Divulgação

Quem esteve por lá, elogiou a iniciativa. "A experiência foi muito boa. A vista da lua pelo telescópio é indescritível! A equipe do Nastro tem estudantes muito dedicados, muitas dúvidas sobre o fenômeno surgiram enquanto a lua estava em fase penumbral e eles sempre estavam dispostos a explicar e tentar esclarecer as fases", afirma Rebeca Amaral, estudante da UFPA.

O céu, apesar das nuvens, ainda favoreceu a quem assistiu ao eclipse lunar. “Esse é um dos mais belos fenômenos que a gente, observador da terra, consegue enxergar porque os eclipses são fenômenos raros. Os eclipses precisam de condições favoráveis para acontecer. É uma oportunidade de vislumbrarmos um fenômeno astronômico na nossa capital paraense”, comenta Reginaldo Corrêa, técnico em física do Centro de Ciências e Planetário do Pará.

Equipe de estudantes do Nastro se voluntariou a orientar o público que esteve no campus e ficaram até o amancecer
📷 Equipe de estudantes do Nastro se voluntariou a orientar o público que esteve no campus e ficaram até o amancecer |Divulgação

A próxima ocorrência de um eclipse lunar total está prevista para maio de 2025. Veja como acontece o fenômeno:

Esquema mostra a sombra da Terra projetada na lua, momento em que ocorre o eclipse lunar
📷 Esquema mostra a sombra da Terra projetada na lua, momento em que ocorre o eclipse lunar |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias