Depois de Belém, mais um município seguiu com a decisão de flexibilizar o uso de máscaras tanto em locais abertos quanto fechados. Na mais recente nota técnica, nº 002/2022, assinada e publicada na última segunda-feira (24), a Prefeitura de Salinópolis decretou a desobrigação, a medida atinge também estabelecimentos públicos e privados.
A decisão, assim como na capital paraense, foi pautada pelo cenário epidemiológico do município em relação à Covid-19. Com base nas observações feitas no período de 1º de janeiro a 23 de maio desse ano, o índice de novos casos registrados atingia 34,7%, enquanto a mortalidade, 0,77%, tendo em vista pouco mais de 2,6 mil testes realizados e, desse total, apenas 903 positivados.
A Prefeitura de Salinópolis argumentou também que a cobertura vacinal contra a Covid-19 apresenta, atualmente, o maior índice da região dos Caetés na 4ª posição, enquanto na avaliação geral está na 6ª colocação.
+ Afinal, o fim do uso das máscaras em Belém já está valendo?
“O número de internamentos com quadros graves relacionados às complicações ocasionadas pela ação da Covid-19 reduziram de forma significativa, com taxa de ocupação de leitos no Hospital Municipal de Campanha João Paulo II ser de zero casos”, informou no documento.
A desobrigação do uso de máscaras no município, contudo, permanece para um grupo específico da população: pessoas com sintomas gripais; pessoas com comorbidades; gestantes; pessoas imunossuprimidas; idosos a partir de 70 anos; e na utilização de transportes públicos, onde o uso continua obrigatório.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar