plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ALERTA

Covid-19 tem tendência de alta no Pará

Segundo boletim da Fiocruz, nova alta tem maioria de pacientes com covid-19 na maior parte das regiões do Estado, incluindo a capital

Imagem ilustrativa da notícia Covid-19 tem tendência de alta no Pará camera O estudo da Fiocruz mostrou tendência de crescimento em 20 dos 27 estados no país | ERASMO SALOMÃO / MINISTÉRIO DA SAÚDE

A Fundação Oswaldo Cruz volta a observar mais uma semana com aumento das ocorrências de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com identificação viral em 20 das 27 unidades federativas, incluindo o Pará. Essa tendência de crescimento permanece há quatro semanas epidemiológicas, analisadas pela Fiocruz. O novo Boletim InfoGripe, divulgado ontem, 1º de junho, alertou que a covid-19 respondeu por 59,6% dos casos de SRAG, mantendo tendência de aumento. Na semana anterior a Covid-19 representava 48% dos casos positivos.

De acordo com o Boletim, entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave que evoluíram para óbito, 91,1% dos que tinham identificação viral testaram positivo para covid-19. A análise tem como base, dados medidos no período de 22 a 28 de maio. De acordo com a Fiocruz, a curva nacional continua com indícios de crescimento nas tendências de longo e curto prazos. A estimativa é de 7,2 mil casos na semana analisada.

Belém começa aplicar a terceira dose em adolescentes

O Pará mantém alta nas macrorregiões do Baixo Amazonas, Sudoeste e Marajó. Os casos registrados no Sudeste paraense representam aumento epidêmico e o Nordeste mantém crescimento. Belém e Região Metropolitana voltaram a registrar alta no número de casos. “Os dados laboratoriais e por faixa etária mantêm o alerta de que o cenário de crescimento atual é decorrente de aumento nos casos de covid-19. No Rio Grande do Sul, em particular, tem se observado aumento também nos casos positivos para Influenza em diversas faixas etárias”, destaca o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

BELÉM

Não foi observado crescimento de longo prazo apenas nos seguintes estados: Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão. Belém está entre as 19 capitais que apresentaram crescimento na tendência de longo prazo. Na Região Norte, fazem parte desse grupo, além da capital paraense, Boa Vista (RR), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Outra característica observada pelo Boletim da Fiocruz em nível nacional, é o fato de que os casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda mantêm forte sinal de crescimento nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) e de curto prazo (últimas 3 semanas), mesmo sem ter sido observada a tendência de febre.

CASOS NOTIFICADOS

2022

l Considerando os cinco primeiros meses de 2022, já foram notificados 147.683 casos de SRAG, sendo 72.197 (48,9%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 53.782 (36,4%) negativos, e ao menos 13.916 (9,4%) aguardando resultado laboratorial. Dentre os casos positivos este ano, 5,2% são influenza A, 0,1% influenza B, 8,8% vírus sincicial respiratório (VSR) e 83,2% Sars-CoV-2 (Covid-19).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias