plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NÃO VACILE, VACINE-SE!

Covid-19: 4ª dose da vacina é bastante procurada em Belém

No sábado, a Prefeitura iniciou reforço para pessoas a partir de 40 anos e continua imunização essa semana, também contra sarampo e influenza

Imagem ilustrativa da notícia Covid-19: 4ª dose da vacina é bastante procurada em Belém camera A prefeitura abriu pontos de vacinação em São Brás e na Aldeia Cabana | Celso Rodrigues / Diário do Pará

A Prefeitura de Belém segue com as campanhas de vacinação contra a Influenza, covid-19 e sarampo nesta semana, de segunda-feira, 6, a sexta, 10. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que a população pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), shopping centers e faculdades, em horários diferenciados e seguindo os critérios dos públicos elegíveis.

No sábado, iniciou a aplicação da 4ª dose contra a covid-19 para pessoas a partir de 40 anos, em Belém. Durante o sábado, a vacinação foi realizada dentro de um ônibus de vacina, na praça Floriano Peixoto, em São Brás, e na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, através do sistema drive-thru. No mesmo local, o público também pôde tomar os imunizantes contra Influenza e o sarampo. Ontem (5), a vacinação seguiu no ônibus itinerante na praça Dom Alberto Ramos, Marambaia.

Paraense com tumor raro precisa de ajuda para fazer cirurgia

A liberação da 4ª dose para a população de 40 anos foi feita após avaliação do estoque municipal do imunizante da covid-19. A aplicação das vacinas segue até o dia 3 de julho com um ponto fixo na Aldeia Cabana e um ponto itinerante pela capital, aos sábados e domingos. As doses de reforço da covid-19 – terceira e quarta – devem ser aplicadas no intervalo de 4 meses da dose anterior. Neste momento, podem se vacinar todos aqueles que ainda não receberam nenhuma das doses, além de pessoas acima de 18 anos que tomaram a 2ª dose até janeiro de 2022, mas não receberam a 3ª dose.

A 4ª dose da covid-19 está acessível para os imunocomprometidos, a partir de 12 anos, mediante apresentação do laudo, atestado ou documento de comprovação do alto grau de imunossupressão. Além disso, pessoas a partir de 40 anos, gestantes e puérperas até 45 dias, trabalhadores da saúde e da educação (ensino básico e superior) e trabalhadores das Forças Armadas e forças de segurança a partir de 18 anos.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Adriano Furtado, a iniciativa é uma forma de viabilizar o acesso às vacinas de forma mais próxima da população. “Várias coisas motivaram a gente a fazer isso e uma dela é a certeza de que vamos ter verão. Ou seja, a festa junina está aí, as pessoas vão viajar em julho, as praias vão estar cheias e a gente não pode esperar”, explicou.

PROCURA

Pela manhã do sábado (4), uma longa fila de pedestres e carros se formou na Aldeia Cabana. O servidor público Márcio Fortunato, de 47 anos, resolveu se imunizar com a 4ª dose da Janssen assim que ficou sabendo da notícia. “Eu vim aproveitar a oportunidade porque já faz mais de quatro meses que fiz o último reforço e estão voltando os casos no Sudeste e no Sul. Achei melhor se prevenir logo do que esperar e de repente voltar os casos e ficar no sufoco de todo mundo tá correndo atrás da vacina. Eu tô atento e sempre acompanho se estão aumentando os casos e isso é importante pra gente ficar mais tranquilo no supermercado, na academia”, contou.

Para Patrícia Monteiro, 46, a dose da vacina, juntamente com os demais métodos de proteção, é mais uma forma de cuidado pessoal e com a família. “Eu tava esperando muito até porque eu tenho comorbidade, minha mãe e meu irmão também, tenho uma filha de 11 anos, então a gente tem que se amar e amar o próximo, se cuidar direitinho”, disse.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias