plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VISITAÇÃO

Museu Emílio Goeldi reabre aos finais de semana

Acesso ao parque zoobotânico está sendo feito por agendamento e, neste domingo, centenas de famílias foram ao local aproveitar os animais e plantas após dois anos de fechamento por causa da pandemia

Imagem ilustrativa da notícia Museu Emílio Goeldi reabre aos finais de semana camera Os dois filhos de Paula Sobrinho, 38, observavam atentamente o tanque das ariranhas. | Celso Rodrigues / Diário do Pará

Ontem (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, voltou a receber os visitantes aos finais de semana. Fechado desde o início da pandemia, em março de 2020, a expectativa era receber os 600 visitantes que agendaram a visitação para o domingo.

Durante o dia, o Museu contou com uma programação educativa organizada pelos educadores da instituição junto aos pesquisadores do Clube do Pesquisador Mirim que convidaram a população a usar todos os cinco sentidos. Além disso, o espaço contou com a reabertura do aquário Jacques Huber, espaço que abriga as espécies de peixes e répteis amazônicos.

Covid-19: 4ª dose da vacina é bastante procurada em Belém

De acordo com o chefe do Parque Zoobotânico, Pedro Oliva, a volta das atividades foi pensada para garantir a melhor recepção dos visitantes que já esperavam há tempos a retomada da visitação. “A gente vem planejando isso há bastante tempo, tanto que nós abrimos de terça a quinta como um experimento agendado. Agora a gente já percebe que podemos, com cautela, abrir aos finais de semana. Nós estávamos sendo muito procurados e cobrados a respeito dessa abertura, mas a gente procurou fazer isso com todo cuidado. Essa retomada conta com algumas novidades, por exemplo, no aquário nós tivemos alguns nascimentos, temos novos viveiros de psitacídeos, como as araras, papagaios e tucanos, e o viveiro da anta e todo o complexo das aves brejeiras são novos também. Agora os animais têm um espaço bem maior”, disse.

Para o responsável pelo Parque, o momento é de estreitamento do vínculo entre o espaço e a população belenense. “Nós temos um vínculo bem afetivo com a população. É muito bom estar de volta a esse espaço porque como nós temos esse hábito das pessoas quererem ver os animais, que é onde as pessoas tem interesse maior. As crianças querem correr descalças porque esse é o único espaço no centro da cidade que tem essa característica de floresta”, afirmou Pedro Oliva.

VISITANTES

Os dois filhos de Paula Sobrinho, 38, observavam atentamente o tanque das ariranhas. Antes da pandemia, ela e os dois meninos eram acostumados a passear no Museu Emílio Goeldi aos domingos. A ausência das visitações durante o período fez com que os três sentissem muita falta de visitar principalmente os animais. Por isso, na primeira oportunidade eles resolveram garantir a volta ao passeio familiar dominical.

Museu Emílio Goeldi ficou lotado na reabertura de domingo para as famílias e curiosos
📷 Museu Emílio Goeldi ficou lotado na reabertura de domingo para as famílias e curiosos |Celso Rodrigues / Diário do Pará

“A gente tava com saudade. Os meus filhos adoram ver o macaco, a tartaruga, sem falar que o contato com a natureza é muito bom para eles. A gente costumava vir aqui sempre e quando saiu a notícia que ia reabrir a gente disse que íamos vir logo, com toda certeza”, afirmou a microempreendedora.

O fotógrafo Carlos Vasconcelos, 60, fez carreira no parque. Há 32 anos ´ele quem registra a tradicional foto dos cavalinhos, que chama atenção de muitas crianças na entrada do Museu. Em poucos minutos de reabertura, o fotógrafo já recebia crianças de várias idades para fazer o registro. “As crianças adoram esses brinquedos. É tradição nossa nesse espaço aqui e é um alívio muito grande poder estar de volta depois dessa pandemia que morreu muita gente”, contou.

Serviço

agendamento

lFuncionamento: de quarta a domingo

Horário: 9h às 15h

Agendamento:

E-mail: [email protected]

WhatsApp Institucional: (91) 99235-7842

Horário: 9h às 17h

O agendamento deve ser feito durante a semana, no horário administrativo do parque.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias