plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
"DONOS DA TERRA"

Operação combate exploração ilegal em terra indígena no Pará

PF cumpriu seis mandados de busca e apreensão na operação "Donos da Terra", que combate desmatamento e garimpo ilegal na terra indígena Ituna Itatá, no sudoeste do Pará.

Imagem ilustrativa da notícia Operação combate exploração ilegal em terra indígena no Pará camera Polícia Federal cumpriu mandados com apio do Ibama, Funai e Força Nacional na manhã desta terça (7) | Divulgação/PF

O combate ao desmatamento, garimpo ilegal e outros crimes ambientais no Pará segue sendo feito em operações realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Funai, Força Nacional e Polícia Federal.

A PF cumpriu seis mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (7) na operação "Donos da Terra", que visa combater o desmatamento e o garimpo ilegais na terra indígena Ituna Itatá, no sudoeste do Pará, entre os municípios de Altamira e Senador José Porfírio.

Veja também:

PF realiza operação de combate ao desmatamento em Altamira

Indigenista e jornalista inglês desaparecem no Amazonas

Ao todo, foram mobilizados 40 policiais federais em aeronaves, embarcações e viaturas, para coibir crimes ambientais e contra a ordem econômica, com penas de até 14 anos de reclusão.

A operação "Donos da Terra" faz parte de um conjunto de ações chamado operação Guardiões do Bioma, que visa cumprir os acordos internacionais firmados na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26).

MONITORAMENTO

A terra indígena Ituna Itatá foi a mais desmatada em 2019, de acordo com monitoramento de satélite feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Nos quatro primeiros meses de 2020, foram destruídos mais de 1.300 hectares de floresta nos territórios indígenas, um aumento de quase 60% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Ituna Itatá liderou a lista com 397 hectares desmatados, segundo o INPE. Boa parte do desmatamento é resultado da extração de ouro, feita com máquinas pesadas como balsas, dragas, pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas. Tais equipamentos deixam um grande rastro de destruição no território.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias