plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARTICIPE!

Enem: aulão solidário será realizado para pessoas LGBTQIA+

O Aulão ENEM com Orgulho será realizado neste sábado (11), a partir das 8h, no Curso Aprendaki, localizado na Av. Almirante Barroso, 4373. A entrada pode ser trocada por um quilograma de alimento não perecível que será doado para famílias LGBTI+.

Imagem ilustrativa da notícia Enem: aulão solidário será realizado para pessoas LGBTQIA+ camera Reprodução

A universidade é um espaço democrático, plural e inclusivo. Um lugar como este, fundamental para a construção de uma sociedade pautada pela educação e pelo respeito, precisa ser ocupado por pessoas das mais diferentes realidades. E para fortalecer a entrada de pessoas da população LGBTI+ na universidade, ocorre neste sábado (11), a partir das 8h, o Aulão ENEM com Orgulho. O evento solidário é realizado pelo Aprendaki e tem o apoio da ONG Olivia.

“As pessoas precisam entender que a transformação que nós queremos para a sociedade passa pela educação. Sem educação nós não caminharemos para lugar nenhum, e eu não estou falando apenas do respeito à população LGBTI+, mas de tudo”, afirma Marcos Melo, presidente da ONG Olivia. Ele explica que a proposta do evento é apoiar pessoas LGBTI+ que estão se preparando para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas também reafirmar a importância de discutir a presença de pessoas LGBTI+ nos espaços de educação.

Uepa divulga listão com novas repescagens

Em 2018, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) publicou a 5º Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior. O estudo mostrou que pessoas trans representam apenas 0,2% dos estudantes nas universidades públicas. O baixo número representa a exclusão e o afastamento da educação que essa população ainda vivencia.

O professor de história e coordenador do Aprendaki, Edilon Coelho, afirma que o curso assume um compromisso com o respeito à pluralidade, pois reconhece que ainda há uma grande evasão de pessoas LGBTI+ na educação. “É fundamental olharmos para essa população e propormos ações efetivas de mudança. Quando pensamos o Aprendaki, nossa proposta foi criar um espaço onde todos se sentissem acolhidos, porque se a aluna ou aluno não se sente assim, ele não vai conseguir adquirir conhecimento”, explica.

“Nós estamos em todos os lugares. É impossível olhar para algum lugar e não perceber que há uma mulher lésbica, um gay, bi, uma travesti, enfim, uma pessoa LGBTI+ ali. No entanto, nem todos os espaços são verdadeiramente plurais. Muitas pessoas ainda se sentem excluídas, invisibilizadas, e é urgente combatermos isso”, acrescenta Marcos. Para ele, é preciso que a universidade crie cada vez mais políticas de permanência para seus discentes, incluindo pessoas LGBTI+. “Nós queremos ter acesso, à educação, à cidadania e ao respeito como qualquer outra pessoa. São nossos direitos e nós vamos lutar pela garantia deles”, finaliza.

O Aulão ENEM com Orgulho será realizado neste sábado (11), a partir das 8h, no Curso Aprendaki, localizado na Av. Almirante Barroso, 4373. A entrada pode ser trocada por um quilograma de alimento não perecível que será doado para famílias LGBTI+.

ONG Olivia

A Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará, ONG Olivia, é uma ONG que atua na conscientização e mobilização da sociedade acerca dos direitos da população LGBTI+ no Pará. A instituição atua há mais de 7 anos em diversas vertentes como o combate à LGBTIFobia, garantia dos direitos humanos, saúde, educação, empregabilidade, entre outros. Atualmente, a Olivia tem Marcos Melo como presidente e Olivia Pethrova como vice-presidenta.

A ONG oferece diversos serviços como testagens e aconselhamento voltados para a população LGBTI+, atendimento psicológico gratuito para a população LGBTI+, rodas de conversa, debates, oficinas de capacitação e acompanhamento jurídico.

Serviço

Aulão ENEM com Orgulho

Data: Sábado (11/06)

Hora: 8h

Local: Aprendaki - Av. Almirante Barroso, 4373

Entrada pode ser trocada por alimentos não perecíveis.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias