plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ROCK IN RIO

Artista paraense leva Amazônia  para o Rock in Rio 2022

Roberta Carvalho é criadora referência em arte e tecnologia na Amazônia assina a direção do projeto NAVE, instalação imersiva do maior festival de música do mundo

Imagem ilustrativa da notícia Artista paraense leva Amazônia  para o Rock in Rio 2022 camera Roberta Carvalho, artista visual | Divulgação

A Amazônia é ancestral, mas também é tecnológica. A um só tempo, floresta e metrópole. A partir da compreensão múltipla da profusão do território onde nasceu, a artista visual Roberta Carvalho cria intervenções urbanas, instalações, realidades mistas e projeções que ocupam desde a arquitetura, às árvores e rios. Mulher, LGBTQIA+, fora do eixo, a paraense é atualmente um dos nomes mais relevantes da produção multimídia no país, e assina este ano o projeto NAVE, que leva ao Rock in Rio um convite à imersão na Amazônia contemporânea.

“Participar do Rock In Rio, o maior festival de música do mundo, é um grande reconhecimento do meu trabalho como artista e articuladora cultural dentro da região amazônica”, celebra Roberta. “A NAVE pretende desconstruir o estereótipo reducionista da Amazônia e construir percepções empáticas sobre a potência da região, a partir de um olhar de multiplicidade: são muitas Amazônias. Preta, coletiva, originária, mas ao mesmo tempo é pop, contemporânea, é o tecnobrega, a cultura que pulsa na periferia das cidades”, diz.

Bruno BO lança clipe e disco de "bregas marcantes"; veja!

Para dar vida a esta NAVE, o Rock in Rio e a Natura, cocriadoras do projeto, passaram por um processo de criação com duração de mais de dois anos. Convidada para assumir a direção artística da NAVE, Roberta explica que a instalação de 360 graus traz obras de mais de 50 artistas e também ativistas da região, reunidos depois de um longo e atento mapeamento. “Foi desafiador conectar essa vastidão e olhar para todo o território criativo da Amazônia brasileira”, destaca.

A NAVE contará com experiências imersivas e grandiosas que vão fazer o público mergulhar na região amazônica. Uma das atrações imperdíveis serão as enormes projeções que vão do chão ao teto, trazendo a Amazônia em primeira pessoa sob a voz e ótica de artistas da região. Outra novidade será a presença da maior aparelhagem já construída por João do Som, mestre criador das famosas aparelhagens de tecnobrega do Pará. Roberta fez o convite pessoalmente ao João do Som, propondo a construção de uma aparelhagem exclusiva para a NAVE.

Frutos do Pará comemora 30 anos com apresentação em Belém

Mais de cem mil visitantes diários são esperados para acessar a experiência imersiva que conjuga diversos elementos: projeções monumentais, texturas, ruídos e musicalidade, e traz elementos centrais da cultura do norte, como barcos, águas, viveiros, a aparelhagem de brega.

Telas em todo os lugares

A trajetória de Roberta surge da palavra. A partir da poesia visual, a artista inicia experimentações com vídeo e fotografia. “Quando comecei a produzir imagens, senti vontade de fazer com que elas transitassem pela rua, e na rua eu encontrei diversas telas: a arquitetura, a história da cidade, as árvores, as águas. Essas telas começaram a se expandir. Eu comecei a entender esse cinema expandido a partir da relação com esses ambientes e essas pessoas”, conta.

Com obras como “Pretérito do Presente”, “Cinema Líquido” e “Resiste!”, Roberta versa sobre a tensão entre a floresta e a urbanidade, sua história e arquitetura, identidade cultural, conflitos socioambientais e modernidade. Em “Symbiosis”, obra emblemática de sua carreira, Roberta projeta imagens nas copas de árvores e vegetações em diversos espaços de cidades, comunidades, áreas verdes, florestas, misturando intervenção urbana, fotografia, vídeo digital e instalação. “São dois entes: imagem e natureza, sendo a natureza hospedeira da arte, criando com ela um novo ser, um UNO. E desta relação, uma coisa outra é gerada: escultura de luz, uma árvore observadora”, diz a artista.

Anitta realiza feito inédito e entra para o Guiness Book

Voltada para a pesquisa sobre arte e tecnologia, Roberta tornou-se referência sobre o assunto, e colocou a região na rota mundial da produção multimídia com projetos como o Festival Amazônia Mapping, que trouxe para o coração da Amazônia o evento de ocupação urbana por meio de mega projeções mapeadas.

Com participação em projetos e festivais pela Europa e diversos lugares do Brasil, Roberta foi vencedora do Prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais e possui obras em acervos do Museu de Arte do Rio (MAR) e Museu de Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias