Diário Online
Notícias / Notícias Pará
NA LISTA

Pará será beneficiado com desconto de 5% na energia

O estado do Pará será beneficiado com uma redução de 5% na tarifa de energia e deverá entrar em vigor a partir de agosto

terça-feira, 19/07/2022, 23:23 - Atualizado em 19/07/2022, 23:34 - Autor: DOL

Google News

Os 5,26% de desconto vão amenizar o aumento anual programado já para o próximo mês.
Os 5,26% de desconto vão amenizar o aumento anual programado já para o próximo mês. | Reprodução

O anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre os cortes nas tarifas de algumas distribuidoras do país, resultado da devolução de tributos pagos a mais pelos consumidores, foi inicialmente bem recebido pelos brasileiros, em especial pelos paraenses, tendo em vista o peso no bolso que representa a conta de energia elétrica no final do mês.

Mas a decisão não beneficiou a todos. Enquanto dez estados brasileiros foram incluídos na lista da Aneel, o Pará acabara ficando de fora, revoltando consumidores e mobilizando autoridades em busca de alternativas para que a medida fosse reconsiderada.

Nesta terça-feira (19), contudo, uma atualização: em comunicado feito pelo governador Helder Barbalho após articulações, em Brasília, a Aneel tratou sobre a decisão e acatou o pedido do Governo do Estado, que na semana passada protocolou uma documentação requerendo que o Pará fosse incluído na lista dos beneficiados.

No entanto, Helder ressaltou que o corte tarifário na conta do consumidor não será neste percentual anunciado pela Agência, vez que na mesma data da reunião pública será realizado o reajuste tarifário anual da Equatorial Pará. Ou seja, os 5,26% de desconto vão amenizar o aumento anual programado já para o próximo mês.

"A Agência me garantiu que até o dia dois de agosto estará sendo publicada a resolução e o estado do Pará estará sendo contemplado com a redução de 5% com a tarifa de energia. Lembrando que junto a esta redução nós estejamos preparados para avaliar o processo de revisão anual tarifário já que a agência deve proceder nesse mesmo período", disse Helder.

Leia mais no DIÁRIO DO PARÁ desta quarta (20).

Confira:

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS