Belém ampliará a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19. Com isso, pessoas maiores de 30 anos poderão tomar o imunizante. A medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (25), e é válida para as pessoas que tomaram a terceira dose há pelo menos quatro meses.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), o estoque de imunizantes é suficiente para atender a essa nova demanda e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e salas de imunização da rede de parceiros já estão abastecidas com as vacinas disponíveis na capital.
LEIA TAMBÉM:
Covid-19: crianças de 3 a 5 anos começam a ser vacinadas
Falta remédio em mais de 80% dos municípios no País
São elas: Coronavac, indicada para crianças acima dos 3 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos (exceto Imunodeprimidos, com idade entre 12 a 17 anos); Pfizer pediátrica, autorizada para crianças de 5 a 11 anos; Pfizer adulto, disponível para pessoas a partir de 12 anos; Astrazeneca, aplicável em pessoas com 18 anos e mais (exceto gestantes e puérperas), além da Janssen, que é administrada como reforço em pessoas com 18 anos e mais (excetuando grávidas e puérperas).
No momento da vacinação, continua sendo obrigatória a apresentação do RG, CPF ou cartão SUS. No caso das doses de reforço, também é necessário o cartão de vacinação comprovando as doses recebidas anteriormente. Há ainda os casos em que é preciso apresentar documento comprobatório da profissão, comprovante de imunossupressão (laudo, atestado ou outro) e da gravidez (ou puerpério).
É importante ficar atento aos horários de atendimento, que de segunda a sexta-feira vai das 8 horas às 17 horas, nas UBS, e das 9 horas às 19 horas, nos três hospitais das Forças Armadas (Aeronáutica, Naval e do Exército) e nos shopping centers Pátio Belém e Parque. A vacinação segue suspensa nos finais de semana de julho.
Critérios para a vacinação
Em Belém, a primeira dose está disponível para todos a partir de 3 anos de idade desde a última segunda-feira (18), exclusivamente nas UBS. A estimativa é de atender 30 mil crianças.
A segunda dose da vacina contra a covid está disponível para todas as pessoas a partir de 5 anos de idade. O primeiro reforço (terceira dose) pode ser aplicado em todos a partir de 12 anos, que foram vacinados com a segunda dose há, pelo menos, quatro meses.
A exceção é no caso dos imunocomprometidos com idade entre 12 anos a 17 anos, que podem usar o intervalo de oito semanas após a segunda dose. Para este grupo a indicação é exclusivamente a vacina Pfizer. As pessoas com este perfil devem apresentar cópia do laudo ou atestado ou receita médica que comprove alto grau de imunossupressão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar