O período de céu aberto e sem nuvens pode ser um atrativo para quem gosta ou precisa praticar atividades físicas ao ar livre. Mesmo com as mudanças na rotina provocadas pelo período de férias escolares, é possível manter a prática de exercícios físicos, aproveitando atividades que podem ser desenvolvidas na cidade ou por quem vai passar as férias na praia.
Confira a previsão do tempo para o fim de semana
O professor de educação física e nutricionista Renato Ferraz aponta que o planejamento é fundamental para que a rotina de atividades físicas seja mantida mesmo durante as férias.
“Se você vai viajar, você se planeja. Para fazer atividade física é a mesma lógica, por isso é necessário destinar de 30 a 45 minutos para realizar esta atividade, seja caminhando na praia, correndo. O importante é se movimentar”, considera.
Vídeo: trio assalta galpão de carga no aeroporto de Belém
“Uma dica é estabelecer mentalmente o horário que você irá fazer essa atividade, ter cuidado na alimentação, não abusar das bebidas alcoólicas, beber bastante água, já que devido ao calor algumas pessoas se sentem indispostas e aliar o turismo a uma atividade física. Avalie também a possibilidade de você ter companhia na atividade física”.
Veja as dicas:
- Separe um tempinho para se exercitar na praia.
Se está nos seus planos passar as férias ou parte delas na praia, saiba que é possível manter a prática de exercícios físicos. Uma possibilidade apontada por Renato Ferraz são as caminhadas, corridas na praia ou orla, andar de bicicleta. “Isso ajuda e contribui significativamente para o corpo liberar neurotransmissores do prazer e isso vai fazer com que sua viagem se torne mais produtiva”.
- Exercite-se com cautela.
Para que os benefícios da atividade física sejam aproveitados, é preciso ter cautela e não exigir mais do que o corpo precisa. Para evitar lesões, é importante fazer alongamentos, verificar onde você irá realizar esses exercícios, sempre respeitando a individualidade do seu corpo.
- Escolha o melhor horário para se exercitar.
O professor de educação física e nutricionista Renato Ferraz aponta que, sem dúvida, o melhor horário para se exercitar neste período de calor mais intenso é o período da manhã. “Você acorda com processos hormonais mais alinhados e isso favorece a produtividade do exercício, principalmente nas férias”.
- Não descuide da hidratação.
Diante do calor intenso do verão amazônico, a hidratação se torna ainda mais importante. O professor de educação física e nutricionista destaca que, para saber a quantidade necessária de ingestão de água, basta multiplicar 35 ml de água por quilo de peso corporal. “Lembrando que esse valor é o mínimo e que você não precisa sentir sede para beber água. A sede é um alarme do organismo. Então precisamos ficar atentos à ingestão hídrica”.
- Mantenha uma alimentação equilibrada.
Para que a pessoa consiga desenvolver a atividade física sem problemas, alguns cuidados com a alimentação antes do treino também são necessários. Renato Ferraz orienta evitar alimentos muito gordurosos e o abuso de bebidas alcoólicas. “Manter- se hidratado e bem alimentado é fundamental para a execução do exercício físico. Por isso, as frutas, vitaminas de frutas e sucos são fundamentais na ingestão antes do treino”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar