plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VERÃO 2022

Dicas para fugir dos engarrafamentos da BR no fim de semana

Diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia, orienta motoristas sobre os melhores horários de saída e de retorno para a capital neste último fim de semana de julho.

Imagem ilustrativa da notícia Dicas para fugir dos engarrafamentos da BR no fim de semana camera Diretor do Detran dá dicas para uma vuagem tranquila no fim de semana. | (Foto: Marco Santos/Ag. Pará)

Com as férias escolares chegando ao final, muitos moradores da Grande Belém estão planejando aproveitar o último final de semana de julho para viajar. Somando o calor do verão e a vontade de sair de casa, as estradas prometem ficar cheias mais uma vez. Principalmente no retorno para a capital, uma vez que muitas pessoas que já estão nas praias e balneários do nordeste paraense vão querer aproveitar a folga até os últimos minutos.

Para ajudar os veranistas a evitar congestionamentos na ida ou na volta e o risco de ficar na mão, seja por problemas no veículo ou com relação à documentação, o DOL ouviu o diretor técnico-operacional do Detran, José Bento Gouveia, que deu importantes dicas de segurança para quem já está fazendo as malas.

LEIA TAMBÉM:

Calor infernal deve continuar até outubro na Grande Belém

4º fim de semana das férias registra redução de infrações

"A nossa expectativa é de uma saída muito grande de veículos de Belém e da Região Metropolitana como um todo, com destino a balneários, praias e igarapés. Desta forma, o retorno também vai ser muito grande, porque muita gente passou toda as férias nesses locais e só pretende retornar neste último fim de semana. Por isso, a perspectiva para a Operação Retorno é de que teremos ainda mais veículos retornando. Então, nós queremos dar algumas dicas tanto para quem vai sair quanto para quem vai retornar", declarou Gouveia.

Segundo o especialista, o mais importante no momento de pegar a estrada é observar o horário no qual se pretende sair de Belém ou chegar na Região Metropolitana de Belém, uma vez que é justamente nesse perímetro urbano que são registrados os maiores indíces de congestionamento na BR-316.

"A nossa orientação para quem vai sair, é para que escolha entre 21 horas e 5 horas da manhã. É o horário mais tranquilo para você sair de Belém. A nossa sugestão , aliás, é de que você saia o mais cedo possível, até antes das 5 horas, para pegar a estrada mais tranquila e escapar desses dez primeiros quilômetros da BR, que é onde há um congestionamento maior, além de que até Marituba também há uma dificuldade maior em fluir o trânsito", aconselhou o diretor.

Já em relação aos banhistas que pretendem retornar das férias apenas no domingo, Gouveia alerta para a necessidade de planejar bem o horário de chegada na capital.

"Para o retorno, muita gente que está lá há mais tempo vai querer voltar justamente nesse final de semana porque é quando acabam as férias escolares. E o que importa na escolha do horário para o retorno é que você se planeje para chegar à Região Metropolitana de Belém antes das 16 horas ou então após as 21 horas de domingo", explicou Gouveia, acrescentando ainda um segundo e importante alerta.

"Não caia na armadilha de voltar na segunda-feira. Em todas as segundas temos registrado muito trânsito, gerando muito congestionamento porque você já tem normalmente um trânsito muito intenso na BR-316. Então, quando você decide voltar na segunda-feira pela manhã ou de madrugada, acaba encontrando esses trânsito pesado da BR", esclareceu Gouveia, fazendo uma única ressalva. "Agora, caso você decida voltar para Belém apenas na segunda-feira mesmo, opte por chegar antes das 6 horas da manhã, quando o trânsito ainda está bem tranquilo, ou então após as 21 horas."

Quando trocar o óleo do carro? Especialista dá dicas!

Dicas de segurança

O diretor técnico-operacional do Detran também chamou atenção para os cuidados com a segurança para quem vai cair na estrada. Segundo ele, é preciso garantir que o carro esteja em boas condições, assim como se certificar de que os documentos, tanto do motorista quanto do veículo, estejam em dia.

"Também é muito importante observarmos as questões de segurança antes de qualquer viagem. Observe seu veículo antes de sair, as questões de pneu, freio e se a documentação está em ordem. Nossas vias hoje em dia são todas monitoradas. Então nós sabemos antecipamente essa questão da documentação do seu veículo. Por isso é melhor evitar constrangimentos para você e sua família", concluiu.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias