Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde desta quinta-feira (28), o Hospital Municipal de Marabá, no sudeste do estado. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e controlaram as chamas.
Segundo os primeiros relatos de testemunhas, houve um pico de energia, o gerador foi acionado, aqueceu e iniciou o fogo no anexo do Hospital de Marabá. Com a fumaça e com medo de que o fogo se propagasse, muitos pacientes tiveram que ser retirados das enfermarias e foram levados em macas para a entrada do hospital.
LEIA TAMBÉM:
Onça teria atacado e devorado a cabeça de criança no Pará
PM que atirou em fotógrafo entrega bebê e se apresenta à PC
Em imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver a fumaça espessa saindo pelo telhado do setor em chamas, enquanto funcionários correm para tentar combater o fogo. O desespero tomou conta de quem estava no local. Muitos funcionários temiam que o fogo chegasse ao arquivo e queimasse os documentos do local.
Através de nota, a Prefeitura de Marabá informou que o incêndio no gerador de energia do Hospital Municipal de Marabá começou por volta das 13h50 desta quinta-feira (28), quando houve uma interrupção de energia, e o gerador foi acionado e entrou em curto-circuito, provocando as chamas.
A nota detalha, ainda, que inicialmente, funcionários da manutenção do hospital tentaram conter o fogo com extintores, enquanto aguardavam a chegada do Corpo de Bombeiros. Os bombeiros chegaram rapidamente e contiveram as chamas e depois continuaram o processo de resfriamento do local, evitando que as chamas avançassem para outros setores, como o arquivo.
“A gente fez o resfriamento para que o fogo não se propagasse para outras áreas”, informou o sargento Edir Ferreira de Souza, do Corpo de Bombeiros.
Pacientes são transferidos após fogo atingir gerador do HMM
Um incêndio na tarde desta quinta-feira (28) assustou pacientes e funcionários do Hospital Municipal de Marabá. O gerador de energia da casa de saúde, que fica em um prédio anexo, pegou fogo. Bombeiros estiveram no local para controlar as chamas. O hospital ficou sem energia.
Uma grande mobilização foi feita no local para transferir os pacientes que estavam internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e UCE (Unidade de Cuidados Especiais) para outras unidades de saúde.
“Nós temos uma média de 10 ambulâncias transferindo pacientes para o Hospital Regional, onde foi liberado 10 leitos de UTI e mais 5 de enfermaria, num total de 15 leitos. O Hospital do Exército cedeu 8 leitos, caso seja necessário e o HMI liberou mais 4 leitos”, informou o diretor geral do Hospital Municipal de Marabá, o médico Luís Sérgio.
Ele afirma que com a transferência dos pacientes em estado mais grave eles conseguiram contornar a situação. “Não houve nenhum dano. Todos os pacientes mais graves já foram transferidos. Nós estamos pegando agora os pacientes mais intermediários e transferindo alguns setores para setores de pacientes que estariam em área ambiente e precisam de assistência menor”, informou o diretor da casa de saúde.
SOBRECARGA
Ele ressaltou que o incêndio não foi dentro do hospital, mas em uma área externa da casa de saúde. “O gerador entra é automático e provavelmente ele não suportou a sobrecarga, houve a explosão e o fogo na área externa do hospital. Com isso a energia ainda não voltou até o momento”.
Funcionários da concessionária de energia elétrica foram acionados e estavam trabalhando no intuito de fazer uma ligação direta para que o hospital volte a ter energia.
SEVOP
O secretário municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), Fábio Moreira, estava no Hospital Municipal e informou que a prioridade da Equatorial Energia, junto com a equipe da parte elétrica da Sevop é reestabelecer a energia no hospital. “Já estamos providenciando a limpeza, a remoção do gerador que sofreu o incêndio. Ele não vai poder ser reaproveitado, foi perda total e já vamos providenciar o aluguel de um para ficar até a gente fazer a compra do novo gerador.
VEJA OS VÍDEOS:
Através de nota, a Prefeitura de Marabá informou que o incêndio no gerador de energia do Hospital Municipal de Marabá começou por volta das 13h50 desta quinta-feira, 28, quando houve uma interrupção de energia, e o gerador foi acionado e entrou em curto-circuito, provocando as chamas.
A nota detalha, ainda, que inicialmente, funcionários da manutenção do hospital tentaram conter o fogo com extintores, enquanto aguardavam a chegada do Corpo de Bombeiros. Os bombeiros chegaram rapidamente e contiveram as chamas e depois continuaram o processo de resfriamento do local, evitando que as chamas avançassem para outros setores, como o arquivo.
A Prefeitura de Marabá afirmou que não houve prejuízos quanto ao atendimento do hospital, os aparelhos usados na UTI e a UCE tem bateria com duração de cerca de uma hora. A direção do hospital acionou o Hospital Regional para atender pacientes, caso seja necessário, e, também, já acionou a Equatorial Energia para o restabelecimento da energia no hospital. Todas as secretarias, como a de Obras, engenheiros do SSAM, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, então envolvidas para resolver a situação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar