Diário Online
Notícias / Notícias Pará
ALERTA!

Varíola dos macacos: Sespa descarta caso suspeito em Belém

A paciente esteve na Suíça e chegou na capital paraense apresentando os sintomas da doença, que foram descartados após análises e exames

segunda-feira, 01/08/2022, 16:59 - Atualizado em 01/08/2022, 18:01 - Autor: Redação

Google News

Secretaria de Estado de Saúde foi notificada pelo hospital onde a paciente foi internada
Secretaria de Estado de Saúde foi notificada pelo hospital onde a paciente foi internada | Reprodução

Recentemente, diversos países têm registrado casos de pessoas diagnosticadas com "varíola de macaco", doença viral rara causada pelo vírus da varíola símia. O alerta e os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus e outras doenças infecciosas precisam ser mantidos pela população. Porém, nos últimos dias diversos Estados do Brasil registraram a presença da doença.

A Secretaria de Saúde do Pará (SESPA) investigava desde sábado (30) uma paciente com suspeita de varíola do macaco na capital paraense. A paciente trata-se de uma mulher que passou um período na cidade de Zurique, na Suíça, local onde há muitos registros da patologia.

Ela deu entrada em um hospital particular em Belém no último sábado (30) apresentando os sintomas semelhantes da doença. Em nota enviada ao DOL, a Unimed, operadora responsável pelo hospital, confirmou que a paciente deu entrada na unidade de saúde e que obteve atendimento adequado e todas as autoridades sanitárias foram imediatamente notificadas sobre o caso.

Ainda segundo a nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) realizou a coleta de material para confirmar ou descartar a infecção pela doença.

Já na tarde desta segunda-feira (01), a Sespa informou através de nota que após as análises e exames, o caso da paciente notificado pela Unimed foi descartado por não atender aos critérios de suspeição da doença.

Ainda nesta segunda-feira, foi comunicado as autoridades de saúde do Estado, um caso suspeito de varíola do macaco no território em Santarém, no oeste paraense. A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do município informou que recebeu, na tarde de domingo (31), um homem de 36 anos que esteve recentemente em São Paulo, apresentando calafrios, febre, cefaléia, lesões na pele e enfartamento ganglionar.

O paciente também recebeu alta médica na manhã de hoje com quadro clínico considerado estável e será acompanhado pelos órgãos de saúde.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS