plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
BALANÇO POSITIVO

Operação da Segup aponta menos roubos e furtos no verão 

Com maior movimentação de veículos e pessoas, em relação aos dois anos anteriores, ações integradas dos orgãos de segurança pública receberam reforço para garantir segurança de veranistas no mês de julho. Índices de criminalidade mostraram queda em comparação com mesmo período em 2021.

Imagem ilustrativa da notícia Operação da Segup aponta menos roubos e furtos no verão  camera A Polícia Militar também intensificou a fiscalização nas estradas, em julho. | (Foto: Divulgação PMPA)

As equipes das forças de segurança do estado promoveram intenso policiamento preventivo e uma série de ações conjuntas, ao longo de todo o mês de julho, no âmbito da Operação Verão 2022. As ações de monitoramento, controle e checagem de denúncias foram intensificados este ano - o primeiro pós-pandemia - e se estenderam por 70 municípios do Pará, assim como as fiscalizações de trânsito.

Nesta terça-feira (2), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em conjunto com os demais órgãos de segurança do estado divulgaram o balanço final da Operação Verão 2022, primeiro verão pós-pandemia. No total, houve um reforço no efetivo de mais de 8 mil agentes de segurança, para garantir a segurança dos veranistas nas praias e balneários mais frequentados pelos paraenses no período das férias escolares.

LEIA TAMBÉM:

Vídeo: irmão de dona do “bar da Wanda” é morto em Belém

Vídeo: homens assaltam ponto de lanche no Conjunto Tapajós

Segundo os dados divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, os indicadores dos crimes de roubo e furto no estado apresentaram foram reduções, quando comparadas com o verão de 2021. Os números mostram que houve uma redução de 35% e 29%, respectivamente, quando comparados com o período de veraneio do ano passado. Em 2021 foram registrados 6.028 casos de roubo, enquanto que em 2022 esse índice foi de 3.896 ocorrências. Já em relação ao crime de furto, em 2021 foram computados 8.185 casos, sendo que este ano as ocorrências caíram para 5.784 casos.

“Nós tivemos a primeira operação verão pós-pandemia com todas as atividades liberadas, então, era de se esperar que houvesse um fluxo grande de pessoas nas 70 localidades do estado, nas quais atuamos durante a Operação Verão. Cerca de 8 mil profissionais da segurança pública foram utilizados, e de forma integrada, podemos implementar não só atividades de segurança e fiscalização, mas também, de serviços à população juntamente com parceria de outros órgãos, como a Defensoria Pública do Estado e o próprio Tribunal de Justiça do Pará, para que pudéssemos oferecer serviços, orientação, fiscalização e também segurança", destacou o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.

"Registramos ainda uma forte redução no número de roubos e furtos com o mesmo período da Operação Verão do ano passado. Avaliamos de forma positiva toda a estratégia da operação verão desenvolvida para este ano”, acrescentou.

Grande Belém

Como esperado, a movimentação de veículos e pessoas com destino aos municípios do interior do estado, no período das férias escolares, sofreu um grande aumento. Por esse motivo, houve a necessidade de reforçar o efetivo local para atender aos turistas, sem prejuízo da segurança de quem permaceceu na capital, em julho.

Na Região Metropolitana de Belém (RMB), a Polícia Militar promoveu a Operação Visibilidade, por meio do reforço do policiamento ostensivo e preventivo em pontos estratégicos nos grandes corredores urbanos.

Segundo a Siac, na RMB, a redução totalizou também 35% nos crimes de roubo (3.600 registros em 2021 e 2.334 em 2022), e ainda, 38% nos furtos (3.423 ano em 2021 e 2.136 este ano).

As operações integradas são realizadas seguindo o planejamento e a coordenação da Segup, por intermédio do trabalho coletivo das diferentes forças de segurança e fiscalização do estado. Desse modo, a Operação Verão 2022 contou com a atuação de equipes das Polícias Civil e Militar, Polícia Científica do Estado, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (DETRAN) e Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

Produtividade

A atuação integrada das Polícias Civil e Militar também receberam reforço nas localidades cobertas pela Operação Verão, com destaque para as fiscalizações de estabelecimentos comerciais. No período, foram fiscalizados 2.489 bares e similares, além de 221 fiscalizações e abordagens referentes à poluição sonora. Foram realizadas também 514 prisões, além de 8.603 autuações.

Corpo de Bombeiros

Durante todo o veraneio, as equipes do Corpo de Bombeiros orientaram 67.646 pessoas, realizando um total de 1.612 atendimentos pré-hospitalares e localizaram 274 crianças perdidas dos seus responsáveis.

Departamento de Trânsito

As ações de fiscalização de trânsito e combate à alcoolemia foram bastante intensificadas durante todo o período do veraneio, em especial, nas praias e balneários do estado. Equipes do Detran realizaram 51.669 testes de alcoolemia. Foram efetuadas ainda 325 prisões por alcoolemia e 1.145 por descumprimento do Art. 165.

Polícia Científica do Estado

As atividades periciais foram demandadas no decorrer da Operação verão, por meio da Polícia Científica do Estado: foram realizados 1.565 exames periciais por lesão corporal, e ainda 485 perícias em veículos e 454 procedimentos de perícias.

As ações da Operação Verão foram iniciadas no dia 1º de julho e encerradas na última segunda-feira, 1º de agosto. Ao todo foram desenvolvidas atividades de segurança em cinco finais de semanas consecutivos.

CICC

O Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública foi instalado em Mosqueiro e Salinas, de onde foram realizados monitoramento eletrônico, além de oferecer serviços de atendimento à população.

Em Salinas, o Centro Integrado ofereceu diversos serviços, tais como a retirada de documentos, Registros Gerais, CPF e Certidão de Nascimento, assim como 2ª vias das respectivas documentações, por meio da Defensoria Pública do estado.

O Tribunal Regional Eleitoral também esteve presente no Centro de Salinas, com uma cabine de orientações para população quanto ao uso da Urna Eleitoral, além da realização de cadastro para mesários voluntários.

Atendimento judiciário

O ônibus itinerante do Tribunal de Justiça, também integrou nas ações de segurança, sendo instalado na frente do Centro de Comando, em Salinas, com atendimento judiciário e audiências públicas a fim de agilizar as ocorrências lavradas durante o período do veraneio.

"Tivemos esse ano cinco finais de semana, o que também nos mostra um julho atípico, com um final de semana a mais do que o habitual. Todas as peculiaridades foram estrategicamente analisadas para que pudéssemos dar garantia à população de um veraneio mais tranquilo e mantendo a ordem pública. Conseguimos finalizar mais uma Operação Verão com êxito, realizando as fiscalizações necessárias e garantindo a segurança de todos", finalizou Uálame Machado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias