Muitos filhos e filhas devem estar se perguntando sobre qual presente oferecer aos pais no próximo domingo. A ocasião é especial, afinal é o dia dedicado a eles. São vários os fatores que influenciam na hora de escolher a lembrança, inclusive os preços. No entanto, um dos mais bonitos presentes não tem custo financeiro - e pode, inclusive, salvar a vida dos papais e outras pessoas. Estamos falando de doação de sangue.
Ato pró-democracia mira Bolsonaro e pede respeito às urnas
Neste sábado (13), a Fundação Hemopa vai realizar uma campanha especial em comemoração ao Dia dos Pais, uma programação que pode reunir e unir pais e filhos para um gesto de solidariedade e confraternização que permitirá o abastecimento do estoque de bolsas de sangue do Hemocentro.
Com o tema "Pai, dê o seu melhor, doe sangue e salve vidas”, a iniciativa deverá atender mais de 200 hospitais e mais pacientes que fazem tratamento especializado no próprio Hemopa. Doadores e voluntários poderão se dirigir as unidades do Hemopa no bairro de Batista Campos e Castanheira, de 8h às 17h.
Catadores retiram toneladas de lixo de praia em Salinas
Após a doação, os voluntários irão desfrutar de um lanche especial que terá brownie no cardápio. Também haverá música ao vivo, com os cantores Nil Lopes e Felipe Cunha.
Caso algum doador esteja com o pai internado ou conheça algum amigo que está com o pai hospitalizado poderá destinar a doação para estes pacientes. Esta é uma importante manifestação de amor e cuidado. Assim como pais também podem levar os filhos para doar sangue e estimular neles este gesto de solidariedade.
Para doar sangue é preciso:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
- Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
SERVIÇO
Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 2808118, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar