plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
HISTÓRIA E COMUNICAÇÃO

Jornais paraenses nasceram em meio às disputas políticas

O primeiro impresso do Estado, “O Paraense”, foi produzido e influenciado por valores de liberdade e em favor de um Brasil independente. E assim foi até o surgimento do DIÁRIO, durante a abertura política na década de 1980.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Jornais paraenses nasceram em meio às disputas políticas camera As capas de “O Paraense”, do DIÁRIO DO PARÁ e do Diário do Gram-Pará. | Reprodução

Influenciada por ideias de liberdade e em favor de um Brasil independente da coroa portuguesa, a história da imprensa no Pará tem o seu marco inicial ainda no século XIX, com o nascimento do primeiro jornal a ser produzido e impresso na então Província do Grão-Pará, o jornal ‘O Paraense’. Lançado em 22 de maio de 1822, o jornal pioneiro da imprensa em toda a região Norte do Brasil foi impresso em uma tipografia trazida da Europa e foi dirigido por importantes nomes da história paraense, como o advogado e político Felipe Patroni e, mais tarde, o cônego Batista Campos. Era apenas o início de uma longa trajetória da imprensa paraense que, 160 anos mais tarde, vivenciaria o nascimento do DIÁRIO DO PARÁ.

Os desdobramentos da Revolução Liberal do Porto e da instituição da Lei de Liberdade de Imprensa em Portugal foram decisivos para que Felipe Patroni, de volta à Belém depois de um período estudando em Portugal, se empenhasse para dar vida ao ‘O Paraense’. Não foi à toa que a primeira edição do periódico publicou, na primeira página, parte da Lei de Liberdade de Imprensa, instituída no ano anterior, em 04 de julho de 1821. Durante o tempo em que se manteve em funcionamento, até a 70ª edição, a linha liberal foi a prevalente no jornal.

Impresso às escondidas, inicialmente, o periódico não se furtava em atacar o governo da então Província do Grão-Pará, o que acabou resultando na prisão e transferência de Felipe Patroni para Lisboa. É quando assume a direção do jornal o cônego Batista Campos, que mais tarde teve uma participação importante nos desdobramentos que resultaram na Cabanagem. Antes disso, enquanto ainda estava à frente do jornal, Batista Campos também foi preso e ‘O Paraense’, então, foi assumido pelo cônego Silvestre Antunes Pereira da Serra. Os esforços de manter o periódico, porém, não foram suficientes e o mesmo foi empastelado pelos militares em 1823, já depois de proclamada a Independência do Brasil.

A exemplo de ‘O Paraense’, vários outros periódicos foram surgindo ao longo do século XIX. Citando o levantamento feito pelo ‘Catálogo dos Jornaes Paraenses’, o historiador Aldrin Figueiredo aponta, no artigo ‘Páginas Antigas: Uma introdução à Leitura dos Jornais Paraenses, 1822 a 1922’, que no período de menos de um século, de 1822 a 1908, chegaram a circular no Pará cerca de 730 jornais, sendo 722 impressos em português, 4 em espanhol, 3 em italiano e um em francês.

Alguns desses periódicos tiveram curta duração, mas entre os mais longevos se destaca o ‘Diário do Gram-Pará’, fundado em 1853, o primeiro jornal de circulação diária do Estado. Mais tarde, em 1876, também tomou as ruas ‘A Província do Pará’, fundado por Joaquim José de Assis, Francisco de Souza Cerqueira e Antônio Lemos, sendo este último o conhecido intendente de Belém responsável por grandes mudanças urbanas na capital paraense. As disputas políticas da época levaram, inclusive, opositores de Antônio Lemos a incendiar a sede do periódico, localizado à Praça da República, já em 1912. Na no século XX, a imprensa paraense vivencia um período de mudanças não apenas no conteúdo produzido, mas também no uso de tecnologias empregadas.

DIÁRIO foi às ruas para se contrapor a Ditadura

Já na segunda metade do século XX, mais precisamente em 1982, o contexto vivenciado no Estado do Pará era outro. À época, a sociedade brasileira experimentava um período de mudanças, frente a expectativa da realização de eleições para governador nos Estados brasileiros, a sinalização de um caminho democrático depois de anos de Ditadura Militar. É justamente neste contexto de luta pelas liberdades democráticas que nasce, em 1982, o DIÁRIO.

Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ana Lúcia Prado lembra que desde a fundação de ‘O Paraense’, ainda no século XIX, a imprensa surge muito interligada à política. “A imprensa nasceu com essa perspectiva inicial de ser um espaço de publicização e posicionamentos políticos. A gente vê isso quando analisa a história de Felipe Patroni, que lançou o ‘O Paraense’, o primeiro jornal oficial do Pará, e a partir daí o jornalismo paraense passou por várias fases”, contextualiza. “No caso do DIÁRIO, ele nasce em um contexto em que, em 1982, a disputa para a eleição se concentra basicamente em dois grupos”.

Na iminência da primeira eleição para governador, a disputa se dava entre a oposição e os partidos derivados da Ditadura Militar. “Lá atrás, no cenário político que se tinha em 1982, o surgimento do DIÁRIO foi importante porque precisava-se de um veículo que pudesse fazer contrapontos, mas, sobretudo, um veículo que nasceu como a possibilidade de dar voz ao outro lado. A disputa para governador era entre o Senador Jader Barbalho (MDB), que era oposição ao que naquele momento era o PDS, antiga ARENA, o partido dos militares”, lembra. “Destaco a importância do ponto de vista histórico do jornalismo no Pará, do surgimento de um jornal que claramente tinha um objetivo político de alavancar a eleição ao Governo, mas que foi muito importante no cenário ainda da Ditadura Militar, já que em 1982 ainda vivíamos a ditadura. O jornal surgiu neste contexto e se consolidou”.

Jornais paraenses nasceram em meio às disputas políticas
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias