O Programa de Atenção Integral à Saúde de Pacientes Pós-Covid-19 receberá novos cadastros para realização de tratamento de pessoas com sequelas decorrentes da doença a partir da próxima segunda-feira (22). O serviço é feito pela Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
O coordenador Fábio Falcão, explica que o programa realiza em torno de 20 procedimentos por semana, incluindo consultas, exames, sessões de reabilitação, avaliações e outros. “O programa Pós-Covid-19 da Uepa iniciou ainda no primeiro semestre de 2020, mais de mil pessoas foram atendidas e já foram realizados mais de cinco mil procedimentos”, pontua.
Ele também conta que o programa possui uma equipe multiprofissional, composta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, educador físico, além de estudantes dos cursos de graduação da Uepa. “Os estudantes de pós-graduação também fazem parte da equipe, como de mestrado e doutorado que também são cursos oferecidos pela Universidade. Os profissionais também fazem pesquisas científicas que ajudam no combate à pandemia no Pará”, acrescenta.
LEIA TAMBÉM:
Pará tem 5 casos confirmados de varíola dos macacos
Unidade Castanheira do Hemopa vai funcionar aos domingos
Para participar do programa, primeiramente o paciente precisa mandar mensagem via WhatsApp. Depois do cadastro, a equipe entrará em contato via ligação telefônica para fazer uma entrevista com o paciente, nessa entrevista é possível identificar os problemas e questões relacionadas ao paciente. Dependendo de cada caso, será marcada uma avaliação presencial para a realização de exames laboratoriais e outros exames necessários na Uepa.
TRATAMENTO
A partir dessa avaliação inicial e a realização dos exames, a equipe identificando todo o quadro, o paciente é direcionado para o tratamento mais adequado caso seja necessário. O programa funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A assistência é destinada para pessoas acima de 18 anos, em fase pós-Covid-19 e que desenvolveram alguma lesão ou sequela por conta do vírus. Para participar, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e a confirmação de infecção do vírus, por meio de teste. Dentre os serviços ofertados pelo programa pos-Covid-19, estão avaliação clínica, exames laboratoriais, exames de imagem, exames espirometria, eletromiografia, além de consultas médicas, tratamento de reabilitação entre outros serviços a depender de cada caso.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar