plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INTERNET

DOL chega a 35 milhões de usuários

Número se refere somente aos oito primeiros meses deste ano, quando o maior portal do Pará completa 12 anos. Isso representa um crescimento de mais de 70% em relação a 2021. Visualizações chegam a 137 milhões.

Imagem ilustrativa da notícia DOL chega a 35 milhões de usuários camera A redação do DOL. | Celso Rodrigues

Os números não deixam a menor dúvida: o Diário On Lin e chega aos 12 anos de existência como o maior portal de notícias do Estado do Pará e um dos maiores do Norte e Nordeste do país. Apenas no ano de 2021, segundo medição do Google Analytics, foram mais de 120 milhões de visualizações de página e 18 milhões de usuários.

Nos 8 primeiros meses deste ano, o portal já chegou a mais de 137 milhões de visualizações de página e 35 milhões de usuários, ultrapassando os números do ano passado. Isso representa um crescimento de mais de 70% em relação ao mesmo período do ano passado em visualizações e de 285% em relação ao número de usuários.

O DOL Carajás, editoria exclusiva criada para a geração de conteúdo para Marabá e região Sul e Sudeste do Estado já alcançou a incrível marca de 7,6 milhões de visualizações de página em seu primeiro ano.

Presidente do Grupo RBA de Comunicação, Jader Barbalho Filho diz ser um privilégio único participar, em 2010, da concepção e elaboração do Diário On Line. “Começamos apenas como um portal de notícias, dispostos a inovar e a trabalhar muito para torná-lo essa potência que é hoje. Contratamos os melhores profissionais, e hoje o DOL é o que é: uma plataforma completa, referência em jornalismo e conteúdo de qualidade, que conseguiu se tornar uma ferramenta importante de comunicação não apenas para os paraenses, mas também para quem está fora e deseja se informar sobre o que acontece no Pará”.

Jader Barbalho Filho, presidente do grupo RBA.
📷 Jader Barbalho Filho, presidente do grupo RBA. |Octavio Cardoso/Diário do Pará

Jader ressalta que o jornal ainda continua forte no meio impresso, mas vem se fortalecendo como nunca no meio digital. “Não é à toa hoje que o DOL é líder de acessos aqui no Pará a muitos anos e que, além da produção e conteúdo próprio com uma equipe superqualificada, traz ainda a edição impressa do jornal, trazendo também conteúdo de nossos outros veículos como a RBATV e das rádios. Também mantemos o acesso gratuito às nossas plataformas digitais, o que nos fortalece e possibilita que o conteúdo que produzimos chegue a um número cada vez maior de pessoas. Parabéns ao DOL e para toda a nossa equipe!”

Contemporâneo de Jader no grupo RBA e na administração do jornal, o vice-presidente do grupo, Camilo Centeno, também acompanhou de perto toda a implantação do portal. “Sem dúvida, chegar hoje, 12 anos depois, e constatar que o DOL é o maior portal de notícias do Norte e na liderança absoluta no Pará, é uma imensa satisfação. É muito bom ver que o portal se tornou uma referência na comunicação regional e nacional e constatar que estamos no caminho certo. Nossa meta é superar cada vez mais nossos índices e chegar a 250 milhões de visualizações ainda no ano de 2022. Não tenho dúvida que chegaremos lá !”, antecipa.

Camilo Centeno, vice-presidente do grupo RBA.
📷 Camilo Centeno, vice-presidente do grupo RBA. |Wagner Santana/Diário do Pará

Nilton Lobato, diretor comercial do grupo RBA comemora o fato do DOL, há mais de uma década, conectar o internauta a tudo o que acontece no Pará e no mundo inteiro. “O DOL é o maior portal de notícias do Norte do País, segundo o Google Analytics. É parceiro do Google na região Norte e, agora, o mais novo parceiro do UOL, o que demonstra que o DOL é um portal reconhecido nacionalmente”, observa. Ele lembra que em 2021, quando o portal completou 11 anos foi lançado o DOL Carajás, uma editoria exclusiva para a geração de conteúdo para Marabá e região e já atingiu mais de 7 milhões.

“Com mais de 200 milhões de visualizações no site nos últimos 12 meses e mais de 1 bilhão de impressões em suas redes sociais, o DOL vem se consolidando cada vez mais como o maior portal de notícias do Norte e um dos mais renomados do Brasil. Isso é credibilidade, dinamismo e compromisso com a informação bem apurada e imediata, levando aos usuários informação de qualidade e entretenimento em tempo real”.

Nilton lembra que a área comercial desenvolve todo o processo de venda e de avaliação de resultados para o cliente e sempre antenados com o que o mercado deseja. “O DOL chega aos 12 anos de vida e com um plano ousado de crescimento. Nosso agradecimento a todos os internautas que nos brindam com sua audiência e aos nossos parceiros comerciais que sempre acreditam em nossas ideias e soluções de negócios para que os resultados sejam alcançados”.

Equipe se destaca por esforço e qualidade

Ronald Sales, editor sênior do DOL, diz que o maior investimento que o portal possui é a qualidade da sua equipe. “O nosso desafio é fazer um trabalho cada dia melhor, focando muito na credibilidade da informação ao nosso leitor, sem esquecer que a internet é um ambiente que permite uma certa descontração, não na qualidade da informação, mas de como ela é passada”, afirma.

Diferente do que acontece em jornal, Ronald ressalta que a internet possui uma agilidade na informação e uma amplitude imensurável que alcança as pessoas em todo o globo. “Temos leitores que acessam o DOL no Brasil todo e até no exterior, onde temos seguidores na Ásia, Europa. Esse poder de alcance é algo muito importante e até pela interação que temos com os usuários fica um ambiente mais descontraído e emotivos, onde as pessoas falam sobre suas indignações. Esse contato direto com o usuário é um fator muito rico que a gente e com o crescimento do DOL e também da nossa página no Facebook temos sempre que saber como estimular isso, aproximando cada vez mais do nosso internauta”.

Clayton Matos, editor-chefe da Redação do DOL, afirma que “trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema. São pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa conjunta visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só objetivo, que é de levar ao internauta informação de qualidade”.

ATUALIZAÇÕES

Esse sempre foi um ingrediente indispensável e utilizado no portal desde a sua fundação. Um dos grandes diferenciais do DOL são as constantes atualizações, deixando o internauta sempre atualizado. Isso só é possível graças aos 45 profissionais, divididos entre jornalistas, social media e multimídias, é garantida informação em larga escala, de qualidade e em tempo real a milhões de internautas todos os dias.

A redação foi ampliada no sentido de cobrir os fatos que acontecem em diversos lugares de forma rápida e precisa, bem ao gosto dos milhões de usuários do DOL.

Site do DIÁRIO complementa conteúdos digitais

Para fortalecer ainda mais o DOL e as demais plataformas digitais do grupo, foi relançado no final de agosto, quando o DIÁRIO completou 40 anos, o site específico do jornal que pode ser acessado pelo endereço www.diariodopara.dol.com.br.

Dados do Google Analytics referentes ao período de 01 a 24/08 mostram que os acessos à Edição Eletrônica do jornal (Web e Apps) chegaram a incrível marca de 387 milhões de pageviews (visualizações). Os números representam quase 30 milhões pageviews por ano e 2,5 milhões por mês.

Ao acessar o site, o leitor terá acesso gratuito a todas as notícias veiculadas no jornal, inclusive edições anteriores. O foco será as notícias que estão acontecendo no momento e que serão as manchetes do dia seguinte. Quem quiser buscar apenas notícias poderá acessar o site. E os que quiserem além da informação, outros conteúdos como entretenimento, serviços e informações de outros veículos, poderão acessar o DOL.

Com o lançamento do site o DIÁRIO se equipara aos grandes grupos de comunicação do país como a Folha de São Paulo, que possui um site próprio e o conteúdo disponibilizado no UOL; ou o jornal “O Globo”, que também tem seu conteúdo acessado no portal G1.

“O DOL é um portal independente de serviços e notícias que continuará com o mesmo formato, abrigando conteúdos do rádio, TV e jornal, inclusive a edição impressa do DIÁRIO. A diferença é que agora o jornal terá um site, só seu, apenas de notícias”, explica Camilo Centeno.

Jader Barbalho filho acrescenta que o site é mais uma ferramenta digital que se juntará às muitas que o grupo já possui. “No início de tudo, era apenas o www.diariodopara. com.br, lançado em 2009. Agora ele retorna porque acreditamos na força desse produto. Grandes veículos como a Folha de São Paulo tem o seu site que é abrigado dentro do portal UOL. O mesmo acontece com os jornais O Globo e Extra, que são abrigados no portal G1. Dessa forma fortalecemos ainda mais a integração dos veículos”, garante o presidente do grupo.

DOL chega a 35 milhões de usuários
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias