A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima em R$1,48 bilhão as vendas relacionadas diretamente à Copa do Mundo de 2022, que ocorre a partir de 20 de novembro, no Catar. O percentual é de 7,9% acima do volume registrado na Copa de 2018, que ocorreu na Rússia e movimentou R$1,37 bilhão. A maior projeção de vendas está no ramo de móveis e eletrodomésticos, registrando R$535,5 milhões, seguido dos eletroeletrônicos e artigos pessoais, com R$332,6 milhões.
Ainda segundo o levantamento, durante o mês de setembro, faltando dois meses para o Mundial, houve aumento de 6,7% na pesquisa por smart TVs em lojas on-line, em comparação com agosto. Antes do campeonato de 2014, realizado no Brasil, as buscas foram 6,3% maiores e, em 2018, cresceram 5,3%.
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Um dos fatores apontados pelo economista da CNC responsável pela apuração, Fabio Bentes, é que os consumidores pensam em aproveitar a queda dos preços desses equipamentos que, segundo o IPCA, reduziram 3,2% de janeiro a agosto deste ano. “Neste ano, como o campeonato será realizado a menos de uma semana da Black Friday, as compras devem ocorrer mais perto do próprio evento”, avalia Bentes.
ESTADOS
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Os três estados que apresentam o maior volume de vendas estão na Região Sudeste: São Paulo, com estimativa de R$516,7 milhões; Minas Gerais, com volume previsto de R$141,2 milhões; e Rio de Janeiro, onde devem ser movimentados R$139,8 milhões. Nos demais estados, incluindo o Pará, a estimativa de compras gira em torno de R$190 milhões.
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