plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MÉDICO BOLSONARISTA

Sindicato repudia ação de médico que assediou pais em Belém

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Pará emitiu nota de repúdio à conduta do ginecologista e obstetra Allan Rendeiro, acusado de assédio eleitoral durante parto.

Imagem ilustrativa da notícia Sindicato repudia ação de médico que assediou pais em Belém camera A nota do SISEMPPA afirma que Allan Rendeiro já foi alvo de representação formal por conduta negacionista durante a pandemia da Covid-19. | (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

No sábado passado (22), após a publicação de um vídeo nas próprias redes sociais, o médico ginecologista e obstetra Allan Henrique Fernandes Rendeiro, de 65 anos, foi acusado de assédio eleitoral e intimidação contra um casal, durante a realização de um parto realizado na Matenidade do Povo, no bairro da Campina, em Belém.

Nas imagens, Rendeiro disse que o filho do casal já teria nascido bolsonarista, ameaçou se retirar do local caso os pais não declarassem voto em Jair Bolsonaro (PL). Tudo isso enquanto filmava a mãe, que ainda se recuperava do parto. Após a repercussão negativa do vídeo, o médico apagou a postagem de suas redes sociais.

LEIA TAMBÉM:

CRM irá investigar médico por assédio eleitoral no Pará

Deputada eleita pede que CRM investigue médico bolsonarista

Em nota emitida nesta quarta-feira (26), a direção do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Pará (SISEMPPA) manifestou repúdio à conduta de Allan Rendeiro, que também é servidor do Departamento Médico-Odontológico do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).

No documento, o Sindicado afirma que o médico já foi alvo de uma representação formal por parte da entidade a fim de apurar "condutas negacionistas do referido profissional, que contradiziam as regras da própria instituição quanto a protocolos de segurança sanitária, que visavam evitar a disseminação da COVID-19 no curso da pandemia".

A entidade classificou de "antiética" e "incompatível com as boas práticas da medicina", a forma como Rendeiro expôs o casal nas redes sociais, os constrangendo a declarar voto no candidato à presidência pelo PL.

“A filmagem e exposição de pessoas nas redes sociais pelo médico Allan Rendeiro, constrangendo-as a votar no candidato de predileção dele, revela postura antiética inaceitável, incompatível com as boas práticas da medicina e acentuada por elementos de machismo e misoginia, que atenta contra a dignidade humana da família dos pacientes e, especialmente, da mulher parturiente.”, diz o texto.

Leia a íntegra da nota emitida pelo SISEMPPA:

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Pará (SISEMPPA) expressa seu repúdio à conduta do médico Allan Rendeiro, que, após o parto de um bebê, divulgou nas suas redes sociais um vídeo em que pede à genitora do recém-nascido, ainda em leito, para declarar voto no candidato a presidente Jair Bolsonaro.

Entendemos que a conduta de constranger pacientes, numa sala cirúrgica, fere todo e qualquer senso de ética que se espera de um profissional da saúde.

Allan Rendeiro é servidor do Departamento Médico-Odontológico do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e já foi objeto de representação formal por parte da direção do SISEMPPA. No ano de 2021, por meio do seu ofício 027/2021, o sindicato noticiou à Administração Superior do Órgão Ministerial uma série de condutas negacionistas do referido profissional, que contradiziam as regras da própria instituição quanto a protocolos de segurança sanitária, que visavam evitar a disseminação da COVID-19 no curso da pandemia.

A filmagem e exposição de pessoas nas redes sociais pelo médico Allan Rendeiro, constrangendo-as a votar no candidato de predileção dele, revela postura antiética inaceitável, incompatível com as boas práticas da medicina e acentuada por elementos de machismo e misoginia, que atenta contra a dignidade humana da família dos pacientes e, especialmente, da mulher parturiente.

Solidarizamo-nos com as vítimas deste assédio e exposição indevida e aguardamos que a conduta do médico Allan Rendeiro seja apurada com máximo rigor.

Belém, 26 de outubro de 2022.

A Direção do SISEMPPA.

Gestão SISEMPPA em Movimento

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias