Uma nota técnica divulgada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (Cievs), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), alerta os belenenses para um possível aumento de casos da Covid-19 na capital. A observação foi feita com base no crescimento de casos do vírus Sars-Cov-2, síndrome respiratória aguda grave.

Influenza: Anvisa define composição de vacinas para 2023

Na nota técnica nº 17/2022, é dito que foi observado um aumento de atendimentos de pessoas com sintomas gripais na rede de saúde do município. Para a Prefeitura de Belém, a causa pode estar relacionada às festividades culturais e religiosas que aconteceram recentemente.

Outro ponto levantado para a causa seria a flexibilização das medidas de distanciamento social e o relaxamento no uso da etiqueta respiratória para evitar a propagação da Covid-19.

Sindicato repudia ação de médico que assediou pais em Belém

Brasil registra mais de 6 mil casos de covid-19 em 24 h

Faça um teste

A Sesma orienta que, em caso de sintomas gripais há pelo menos três dias (como febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos), deve-se realizar um teste.

Veja onde fazer:

+ Casos leves e moderados:

Unidades Municipais de Saúde (UMS): Jurunas, Tapanã, Icoaraci, Bengui I, Baía do Sol, Carananduba, Cotijuba e Outeiro.

+ Casos graves:

Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS): Sacramenta, Jurunas, Marambaia, Terra-Firme e Icoaraci.

Hospital Humberto Maradei e Pronto-Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinoti, no Umarizal.

Orientação é que, ao menor sinal dos sintomas da Covid-19, realizar um teste e seguir os protocolos Foto: Márcio Ferreira/Agência Belém

MAIS ACESSADAS