A Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Em 2021, mais de seis milhões de pessoas morreram por causa da doença no mundo inteiro. Só no Brasil foram 214 mil mortes. As vítimas tinham, em média, idades entre 20 e 79 anos. Não saber que tem doença ou a falta de tratamento colabora para este triste resultado.
+ Helder é confirmado na equipe de transição do Governo Lula
+ TRT-8 realiza leilão de apartamentos, carros e eletrônicos
A ação de conscientização em combate a diabetes foi realizada nesta quarta-feira (16), em uma semana importante e de prevenção. Toda atividade ocorre no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas de Belém.
Lúcia de Fátima, de 66 anos, descobriu há 20 anos que era diabética. Segundo ela, a indisposição foi um dos principais sintomas.
"Eu sempre fiz minhas coisas sozinha: saía, limpava a casa, mas depois de um tempo tudo mudou e comecei a ficar com muita indisposição. Fui ao médico e veio o diagnóstico. Agora faço meu tratamento de forma correta para viver o melhor possível", disse a idosa.
Em Belém quem deveria receber algum tipo de insulina - medicamento que controla a doença - reclama bastante pela falta do remédio. Maurício Bezerra, secretário de saúde de Belém, explica que a insulina é importada e o problema está na saída do medicamento do exterior. Segundo ele, tudo já está sendo resolvido.
"Já estamos trabalhando para resolver isso, mas é bom salientar que os demais tipos do medicamento estão sendo distribuídos normalmente" contou o secretário.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar