Mais de 7 mil agentes de segurança, entre eles policiais civis, militares, agentes de trânsito e bombeiros, estarão empenhados nos esquema especial de segurança montado para o pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) para este final de ano. A operação integrada “Festas Seguras” foi divulgada durante coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira (2), no Portal da Amazônia, em Belém.
O efetivo será empregado para reforçar o policiamento ao longo de todo deste mês, principalmente nas áreas comerciais da Grande Belém e também nos demais municípios do Estado. O esquema, que contará com a participação de todos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado, funcionará diariamente até o dia 1º de janeiro.
LEIA TAMBÉM:
Icoaraci: polícia prende suspeito de envolvimento em assalto
Falsa advogada ligada à facção criminosa é presa em Belém
“Com o aumento do fluxo financeiro em razão do recebimento do décimo terceiro salário, o que influencia nos indicadores dos crimes contra o patrimônio, a partir de uma maior movimentação nos Centros comerciais, as agências de inteligência fazem um levantamento inicial dos principais tipos de crimes a serem combatidos nessa época do ano, como roubos e furtos, e definem as estrátegias de atuação", afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, em exercício, André Costa.
No que diz respeito à Policia Civil, a ação integrada envolverá todos os agentes nas delegacias nesse período, incluindo o setor de inteligência que ficará responsável pela prevenção de ações criminosas, como o assaltos a banco, roubos de caixas eletrônicos e carros de transporte de valores.
"A Polícia Civil dentro das suas atribuições estará com reforço em todas as suas unidades policiais, não apenas na região metropolitana, mas também nas regiões do estado que têm grande movimentação nesse período, que são as cidades pólos. Ressaltamos que será um reforço extra, para estarmos preparados para atender qualquer demanda de ocorrência, assim como, cumprir mandados judiciais e dar todo o apoio aos outros órgãos do sistema de segurança", disse o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, Cel Dilson Júnior, os agentes da corporação atuarão em jornada extraordinária para que o policiamento ostensivo seja ainda mais presente no cotidiano da população paraense.
"Os agentes da Polícia Militar estarão atuando de forma integrada com os outros órgãos, inclusive com reforço das tropas na RMB e mais de 40 municípios no interior do estado, com agentes que inclusive vão atuar em seus horários de folga por meio da jornada extraordinária para incrementar as ações ostensivas em pontos estratégicos dos municípios. Sabemos que há um dinamismo na economia nesse período do ano, portanto estamos aptos para garantir a segurança de todos os paraenses seja nos centros comerciais, nas estradas ou balneários e prais para onde a população se desloca nesse final de ano", destacou.
AÇÃO INTEGRADA
Além das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, a operação "Festas Seguras" mobilizará agentes de todos órgãos que compõem o Sistema de Segurança pública do Estado, incuindo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração penitenciária (SEAP), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Centro Integrado de Operações (Ciop), assim como os órgãos municipais de segurança, incluindo a Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e Marituba e a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Ao todo, serão empregadas 700 viaturas e 460 motos nas rondas policiais, além de 18 embarcações que terão a missão de reforçar as ações de segurança nas áreas fluviais do estado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar