O programa “Minha Casa, Minha Vida" é o principal assunto de uma reunião que acontece entre o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o novo ministro das Cidades, Jader Filho. O foco é o andamento das obras de unidades habitacionais e outras intervenções de saneamento e urbanização em Belém.
O encontro entre o prefeito e o novo ministro acontece às 18h desta sexta-feira (6), no Gabinete Municipal, que fica na avenida Nazaré, bairro de mesmo.
Na quinta-feira (5), o ministro Jader Filho informou que o país possui 83 mil obras do Minha Casa, Minha Vida paralisadas, e que o novo governo irá retomar os trabalhos em 5 mil delas já em janeiro. Durante entrevista ao Globo News, Jader Filho ressaltou que o programa habitacional será uma das prioridades do terceiro mandato de Lula na presidência.
"Nós estamos vendo, nas cidades, muita gente morando embaixo de lona, e viadutos e de pontes. Então, precisamos enfrentar esse problema imediatamente", ressaltou Jader Filho na ocasião. "E a maior preocupação do presidente Lula é justamente em podermos dar dignidade às pessoas, pois ter moradia de qualidade representa dignidade para o cidadão".
DÉFICIT DE 5,9 MILHÕES
Em seu discurso de posse, o novo ministro das Cidades destacou a presença do prefeito Edmilson Rodrigues. "Em nome do prefeito Edmilson Rodrigues, cumprimento a todos os prefeitos do estado do Pará. A minha marca será as das reconquistas na área social e com destaque para o programa Minha Casa, Minha Vida".
Ao enfatizar a priorização do Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional, Jader Filho atacou de frente uma das maiores demandas sociais do Brasil.
“Durante a pandemia, mais de um milhão de pessoas foram despejadas e o déficit habitacional do Brasil chega a 5,9 milhões de unidades habitacionais: vamos trabalhar para mudar isso", afirmou o novo ministro.
O Ministério das Cidades é uma das pastas mais importantes do novo governo e tem a missão de desenvolver a política habitacional brasileira promovendo o acesso à moradia digna e buscando a diminuição do déficit habitacional. Além de trabalhar na política pública para o saneamento, mobilidade urbana e regularização fundiária.
BELÉM
Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Belém entregou 975 moradias. Segundo a gestão municipal, a previsão para 2003 são mais 1.266. E a previsão geral, até o final da gestão, envolvem 3.473 moradias.
Desde janeiro de 2021, a Prefeitura de Belém garantiu pelo programa Viver Belém, residenciais Viver Maracacuera I e Viver Maracacuera II, em Icoaraci, entregues em julho passado para 960 famílias. Além disso, na Vila da Barca, no Telégrafo, a previsão de entrega até meados de 2023 é 202 famílias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar