Reportagem: Adams Mercês
Edição: Ronald Sales
Crises econômicas e sanitárias, guerras e revoluções tecnológicas... Os primeiros anos do século 21 tiveram de tudo. Nunca antes na história houve tantas mudanças em tão pouco tempo, como nestes 23 anos que se passaram desde a virada do milênio. E, com certeza, a principal delas é a imersão da humanidade no mundo digital.
Desde os primeiros computadores pessoais até o desenvolvimento de equipamentos portáteis, o ser humano criou a necessidade em si mesmo de tornar tudo cada vez mais concentrado na palma da sua mão. Foi o que ocorreu quando os smartphones se popularizaram e, por consequência, as redes sociais viraram um importante ambiente de convivência e interação entre as pessoas.
Veja também:
Cursos gratuitos têm milhares de vagas; veja a lista!
Posts em redes sociais podem gerar demissões por justa causa
Tamanha é a importância que o mundo digital ganhou que, hoje em dia e no futuro, será uma ferramenta fudamental para todas as empresas depositarem grandes investimentos com alto retorno.
De acordo com a empresária e especialista em gestão empresarial Suzana Borges, o período de isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 potencializou um movimento que já vinha sendo acentuado há vários anos.
"Tudo isso que vivemos recentemente desencadeou uma forte necessidade de uso das redes sociais como uma ponte da comunicação das empresas. Instagram, Facebook e marketplaces se popularizaram e se tornaram altamente efetivos. Atualmente, tudo é rede social, Instagram, TikTok, tráfego pago, sites, plataformas, apps, Google Ads, WhatsApp Business, entre outros", explica.
Suzana, que abriu sua empresa, a SB Soluções Empresariais, há cinco anos, afirma que o próprio mercado criou a necessidade da inovação digital nos negócios, visto que há uma grande demanda de potenciais novos clientes que buscam o fácil acesso e rápido contato com as empresas por meios digitais, além dos muitos que pesquisam o histórico e as avaliações de outras pessoas nas ferramentas de busca.
"A gente tenta atualizar a empresa que nos busca sobre o que ela precisa para o mercado. Não só no gerenciamento, planejamento e desenvolvimento do seu negócio, como também explicando a importância das redes sociais, da digitalização do serviço, do posicionamento da marca, da apresentação, do tipo de linguagem, entre outros", ressalta.
PLANEJAMENTO E CONHECIMENTO
Segundo a especialista, é essencial fazer o uso devido das redes sociais e demais plataformas digitais com planejamento e conhecimento. O ideal é começar o mais cedo possível. Ela destaca, ainda, o papel do Instagram como a principal ferramenta para o desenvolvimento de qualquer marca ou projeto e dá dicas de gestão empresarial para quem busca conhecimento por conta própria.
"Tudo isso virou uma grande potência. Aprender a se posicionar, falar de um produto ou vender um serviço é super importante. Caso a pessoa não tenha o conhecimento necessário, pode procurar o serviço de consultoria profissional, mas não pode deixar de investir neste segmento e estudar sobre o assunto", pontua Suzana, que fundou a SB Soluções Empresariais a partir da percepção da necessidade que muitas outras empresas, sejam de pequeno ou grande porte, possuíam.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar