Será realizado durante esta terça-feira (31) o transplante de uma árvore histórica do local das obras, onde está sendo construído o novo Hospital Regional de Tucuruí, para o bosque municipal da cidade, localizado na área urbana da cidade. Biólogos e engenheiros florestais estão envolvidos no processo para assegurar o sucesso da operação.
O secretário de Saúde Rômulo Rodovalho falou sobre a iniciativa: “Considero muito importante o trabalho de transferência desta árvore para um novo local. É uma mensagem que passamos de preservação de nossas riquezas naturais enquanto realizamos projetos que beneficiarão nossa população. Preservaremos a samaúma enquanto mantemos o número de leitos e serviços de saúde previstos para esta importante unidade que está sendo construída em Tucuruí”, afirmou.
Segundo o prefeito de Tucuruí, Alexandre Sequeira, foram feitos estudos para manter o vegetal de grande porte no local de origem, mas isso implicaria reduzir o projeto do novo hospital de 260 leitos para 120.
“Tentamos de toda as formas não ter que realizar esta operação, mas não foi possível. Porém, a empresa contratada para realizar o serviço possui expertise nesse tipo de transplante. Temos em nossa cidade um bosque municipal bem localizado e resolvemos levar a samaúma para lá. Afinal, trata-se de uma árvore importante”, declarou o prefeito.
A última segunda-feira (30) foi dedicada a realizar uma poda técnica da árvore, para facilitar o transporte dela. A operação desta terça-feira durará cerca de doze horas e mobilizará uma grande equipe e dois guindastes para transportar a samaúma de 25 toneladas e mais de 20 metros de altura. Após a retirada desde a raiz da árvore, inicia-se o trabalho de replantio no bosque municipal de Tucuruí.
As obras do novo Hospital Regional de Tucuruí estão em fase final de preparação do terreno onde a unidade será construída, próximo à conclusão da etapa de locação, quando são feitas as marcações territoriais de onde serão feitas as fundações do prédio.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar