plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VEGETAL

Destino do que restou da samaumeira será decidido hoje

Uma possibilidade é de se fazer um memorial. Na manhã de hoje, as equipes retomam o serviço de retirada, sobretudo das maiores toras. Parte delas deve ser encaminhada para instituições de pesquisa

Imagem ilustrativa da notícia Destino do que restou da samaumeira será decidido hoje camera Um encontro de uma junta técnica irá decidir se o que foi feito será mantido ou se novas intervenções serão necessárias | Antônio Melo/ Diário do Pará

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou o trabalho de serragem e retirada das toras de madeira dos galhos da samaumeira que caíram na madrugada da última segunda-feira (6), na tarde de ontem (7).

Na manhã de hoje, as equipes retomam o serviço, sobretudo das maiores toras, que serão levadas à sede da Semma, que irá destinar parte delas para instituições de pesquisa.

De acordo com o chefe da Divisão de Poda da Semma, dos 28 metros de altura que a árvore possuía, após a serragem dos galhos que caíram, o vegetal foi reduzido para aproximadamente 10 metros. “A equipe técnica achou por bem fazer esses cortes até essa altura, que foi considerada como segura, sem riscos de novas quedas”, ressaltou Francisco Júnior, chefe da Divisão.

Leia também:

Ícone de Belém: Samaumeira da Praça Santuário desaba

Imagem mostra que samaumeira quase atingiu ciclista

Ainda de acordo com o representante, um novo encontro de uma junta técnica formada por especialistas da Semma e de outros órgãos, marcado para acontecer a partir das 14 horas de hoje, irá decidir se o que foi feito até então será mantido ou se novas intervenções serão necessárias.

“Eles irão analisar até a possibilidade de a árvore rebrotar novos galhos e, em caso afirmativo, se ela irá suportar. É a partir disso que iremos adotar novas medidas”, completou Francisco Júnior.

Independentemente do que seja feito, a Semma estuda a possibilidade de transformar o que restou da samaumeira em um memorial, uma vez que é centenária e por compor o cenário da Praça Santuário. “Estamos analisando isso por toda a simbologia que essa árvore tinha na cidade, principalmente por fazer parte do Círio de Nazaré”, disse Francisco Júnior.

Por hora, a remoção dos galhos grandes que ainda restam no local serão retomados na manhã de hoje, que serão levados para a sede da Semma. “Lá nossos pesquisadores irão fazer novas análises, assim como outros de vários institutos de pesquisa, como a Ufra, IFPA, UFPA, entre outros, que irão estudar toda a genética da samaumeira, a existência de fungos e outras análises que serão importantes para saber a causa da queda dos galhos”, disse o chefe da Divisão de Poda da Semma.

BELEM-PARA-BRASIL-07-03-2023-FOTOS ANTONIO MELO-( SITUAÇAO-QUEDA SAMAUMEIRA-PRAÇA SANTUARIO-ID-843726)
📷 BELEM-PARA-BRASIL-07-03-2023-FOTOS ANTONIO MELO-( SITUAÇAO-QUEDA SAMAUMEIRA-PRAÇA SANTUARIO-ID-843726) |Antônio Melo/ Diário do Pará

A PMB solicitou apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), uma vez que pessoas não autorizadas estariam se apropriando de grandes pedaços dos galhos e até comercializando.

“Solicitamos imagens das câmeras de segurança, que registraram que, na madrugada de hoje (ontem), um guincho veio e levou grandes toras. Isso é crime, se trata de pedaços de uma árvore que é tombada, o que vem a ser crime. A Semma doou pedaços para pessoas que pediram por causa do valor sentimental, não dessa forma”, concluiu Francisco Júnior.

10 metros

De acordo com o chefe da Divisão de Poda da Semma, dos 28 metros de altura que a árvore possuía, após a serragem dos galhos que caíram, o vegetal foi reduzido para aproximadamente 10 metros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias