A chegada do inverno amazônico, percebido principalmente entre os meses dezembro e maio, traz consigo a ocorrência de fenômenos atmosféricos intensos no Pará, que podem causar acidentes e danos estruturais em muitas localidades do estado.
Foi o que aconteceu na noite da última segunda-feira (13) quando uma forte ventania atingiu a região de Salinópolis, nordeste do Pará. Os ventos chegaram a ultrapassar 40km/h atingindo com força diversos locais do município e assustando os moradores que presenciaram o fenômeno.
Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver que o forte vento chega a derrubar mesas e cadeiras de um conhecido hotel situado na praia do Atalaia, uma das mais frequentadas de Salinas.
Em outros pontos da cidade, a ventania causou a derrubada de árvores, como no canteiro central do bairro São Tomé. Moradores também informaram que o bairro do Farol Velho ficou sem energia elétrica após a tempestade.
A Defesa Civil possui uma série de recomendações sobre medidas que devem ser seguidas diante da presença de uma forte tempestade. Confira abaixo:
- Não fique em locais abertos, embaixo de árvores ou coberturas metálicas;
- Evite esporte ao ar livre;
- Não passe sob cabos elétricos, andaimes e escadas;
- Feche portas e janelas da residência. Feche também persianas e cortinas para evitar que estilhaços se espalhem em caso de algum vidro quebrar;
- Feche o registro de gás;
- Evite deixar objetos em locais altos, pois podem cair;
- Se faltar energia, cuidado com uso de velas;
- Tire todos os aparelhos elétricos da tomada, em caso de falta de energia;
- Crianças e idosos, principalmente, devem ser mantidos bem agasalhados;
- Animais de estimação também devem ser protegidos do frio;
- As pessoas devem terminantemente evitar rochas na praia para observar a agitação do mar.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar