plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
INVESTIGAÇÃO

Operação da Polícia Civil combate furto de energia em Marabá

Dentre os locais fiscalizados estão um haras e um mercado. A operação é feita em conjunto pela Polícia Civil do Pará, Polícia Científica e a distribuidora de energia Equatorial Pará.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Operação da Polícia Civil combate furto de energia em Marabá camera Operação constatou três casos de irregularidades e fraudes. | Divulgação/ Assessoria

A prática de furto de energia é crime nos termos do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena pode variar de um a quatro anos de reclusão, acrescida de multa.

Desde o início da semana, as equipes da Polícia Civil, com apoio da Polícia Científica e da Equatorial Pará, atuam em uma operação de combate ao furto de energia elétrica no município de Marabá, Sudeste paraense.

Polícia deflagra operação contra facções e tráfico de drogas

Os trabalhos foram concentrados na zona urbana e rural da cidade. Dentre os locais fiscalizados estão um haras e um mercado.

Na quarta-feira (15), constataram o primeiro caso de furto de energia em uma residência dentro de um condomínio fechado, às margens da Rodovia BR-155.

Peritos da Polícia Científica detectaram que o medidor de energia do cliente possuía indícios de fraude há 2 anos, o que fez com que o consumo não fosse registrado. Caso o medidor estivesse regularizado, o cliente pagaria, em média, cerca de 10 mil reais mensais pelo o que seria consumido.

Furtar cabos de energia é crime e causa riscos

Na quinta-feira (16), o segundo caso foi apurado em um haras na Vila São José, zona rural de Marabá, onde foi verificado que a energia estava ligada diretamente na rede elétrica, sem um equipamento de medição do consumo. No local havia 30 refletores que consumiam energia o suficiente para atender um campo de futebol.

Ainda na quinta-feira (16), foi averiguado o terceiro caso em um mercado de bairro localizado em um loteamento às margens da Rodovia Transamazônica.

"Gato" de energia usado por golpistas em Belém é removido

Os peritos identificaram indícios de fraude no medidor de energia do estabelecimento devido a presença de pingos de solda na parte interna – muito comum para manipular o registro de consumo da energia. No mercado havia cerca de cinco freezers e um exaustor que, se regularizado, renderiam um consumo médio de cinco a seis mil reais mensais.

COMO DENUNCIAR IRREGULARIDADES:

Os clientes podem fazer denúncias sobre esse tipo de ligação por meio dos canais de atendimento da Equatorial Energia Pará, como a Central de Atendimento pelo 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou, presencialmente nas agências.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias