plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
LANÇAMENTO

Livro "Belém Tem Disso" traz cenas de uma Belém real

A ideia do autor Sérgio Bastos é mostrar uma cidade real, com todos os seus problemas por meio de 66 ilustrações.

Imagem ilustrativa da notícia Livro "Belém Tem Disso" traz cenas de uma Belém real camera Jornalista, Sérgio Bastos, vai lançar o livro de aquarelas "Belém Tem Disso" | Reprodução/ Instagram

No próximo dia 9 de março, o jornalista Sérgio Bastos vai lançar o livro de aquarelas "Belém Tem Disso", uma coletânea com 66 ilustrações de cenas das ruas de Belém que ele presenciou, fotografou e depois desenhou. As obras são crônicas ilustradas sobre o cotidiano de pessoas que moram nas periferias da cidade, com o olhar de um morador comum.

Sérgio Bastos é jornalista, publicitário e ilustrador. Nasceu no Rio de Janeiro, mas veio para Belém ainda criança. A paixão pelo desenho o levou ao seu primeiro emprego, como ilustrador do jornal paraense "O Estado do Pará", em 1976.

Ao DOL, o jornalista contou de como surgiu a ideia de desenhar o cotidiano da capital paraense.

Galeto
📷 Galeto |Divulgação

Segundo o escritor, tudo começou quando ele foi convidado para ilustrar a campanha de lançamento de um programa, e a partir daí veio a motivação para que ele continuasse desenhando e a ideia acabou virando uma coluna semanal de um jornal local. Depois o projeto chegou na internet.

Raspa-raspa
📷 Raspa-raspa |Divulgação

"A ideia do livro Belém Tem Disso é mostrar a capital a partir das pessoas, principalmente trabalhadores, tendo a cidade como fundo. Eu pretendo mostrar principalmente o que ninguém repara normalmente, os ambulantes, os motoristas de taxi, os vendedores de açaí, os animais abandonados, os carroceiros, as enchentes. Enfim, a ideia não é mostrar uma cidade turística, mas uma cidade real, com todos os seus problemas. Claro que o livro também tem a beleza da cidade, mas como pano de fundo. O importante como disse são as pessoas. Por esse motivo o nome do livro é "Belém Tem Disso," contou o escritor.

Manga
📷 Manga |Divulgação

Durante dois anos, os desenhos sobre a cidade das mangueiras ganharam animação e viraram uma série de 36 episódios veiculados pela TV Cultura do Pará. Entre a coluna no jornal, a TV Cultura e a rede mundial de computadores se passaram mais de 12 anos que renderam cerca de 400 desenhos. E agora, uma coletânea deles se transformou no livro “Belém Tem Disso”.

O lançamento será na Editora Paka-Tatu (Rua Bernal do Couto, 785, Umarizal), das 17h30 às 21h30.

Cavalo
📷 Cavalo |Divulgação
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias