Após o relançamento oficial do programa social Minha Casa, Minha Vida na cidade de Santo Amaro (BA), no último dia 14 de fevereiro, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, busca retomar todas as obras de habitação paralisadas no Brasil.
Na manhã deste sábado (25), o ministro das Cidades, Jader Filho, esteve em Belém, onde participou da cerimônia que marcou o relançamento do Minha Casa, Minha Vida no Pará.
Veja também:
Jader Filho inspeciona Minha Casa, Minha Vida em Abaetetuba
Minha Casa, Minha Vida pode ter gratuidades, diz Jader Filho
Na ocasião, ele visitou as obras do Residencial Viver Outeiro, onde, no futuro, serão entregues 1.008 unidades habitacionais aos contemplados pelo programa social do Governo Lula.
O residencial, localizado no distrito de Outeiro, na capital ´paraense, teve as obras iniciadas em 2014, mas paralisadas anos depois. Com a retomada da construção, a estimativa é de que o serviço seja concluído e entregue aos beneficiários em um ano e meio.
De acordo com o ministro das Cidades, o ato de assinar o documento que marca o reinício das obras no local é muito mais do que simbólico: representa o compromisso do Governo Federal com as pessoas que aguardam por moradia digna há anos.
Além disso, Jader Filho destacou a importância de retomar as obras do programa social, que acabaram sendo paralisadas em todo o Brasil. “Esse é um problema que tem que acabar. As obras do Minha Casa, Minha Vida precisam iniciar e serem concluídas, pois, caso contrário, isso representa um prejuízo financeiro e social. Aqui, já deveriam estar morando mil e oito famílias desde 2017 e isso não aconteceu.”
“Neste relançamento do programa, nós vamos trabalhar para que todas essas obras que estavam paralisadas sejam retomadas e entregues o mais rápido possível para a população que mais precisa”, ressaltou o ministro.
Acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e de demais lideranças sociais e políticas do município e do estado, Jader Filho visitou uma das unidades habitacionais que tiveram a construção interrompida e comentou sobre a garantia de novos investimentos para a finalização das obras.
“Vamos fazer o aporte de mais R$ 16 milhões no orçamento inicial da obra, previsto em R$ 66 milhões, para realizar os ajustes necessários na construção e garantir que o Residencial Viver Outeiro seja uma realidade aos moradores de Belém”, disse.
O governador do Pará comemorou o momento de cooperação entre o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, com o estado, especialmente na superação do déficit habitacional.
“São mais de mil moradias para enfrentar esta questão do déficit habitacional. Além disso, este é um programa que estimula a construção civil, gerando emprego e renda. A retomada desta obra é fundamental, pois evita o desperdício de um conjunto que, lamentavelmente, foi abandonado pela gestão anterior”, pontuou Helder Barbalho.
O prefeito de Belém também demonstrou sua gratidão pela gestão do Ministério das Cidades na condução do programa Minha Casa, Minha Vida. “Estamos vivendo um momento muito importante, de respeito, de dignidade, de volta de políticas públicas para a habitação no país e no estado. É gratificante participar deste momento e restituir o direito à moradia à população da Ilha de Outeiro”, declarou Edmilson.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar