plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
ÁREAS DE RISCO

Há 10 anos, acontecia deslizamento semelhante em Abetetuba

Na ocasião, dezenas de casas foram destruídas e 11 pessoas morreram

Imagem ilustrativa da notícia Há 10 anos, acontecia deslizamento semelhante em Abetetuba camera A tragédia aconteceu em 2013 | Reprodução

Um deslizamento de terra atingiu casas, barcos e balsas em Abaetetuba, na manhã desde domingo (26), no bairro São João. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram os estragos causados pela força da natureza na beira do rio Maratauíra, que banha o município. Essa, no entanto, não é a primeira vez que eventos assim ocorrem na cidade localizada a 126 km de Belém.

No dia 4 de janeiro de 2014, acontecia um grande deslizamento que deixou dezenas de casas destruídas ou danificadas. no bairro São João. Na época, as fortes chuvas que atingem a região no chamado "verão amazônico" foram apontadas como uma das causas do desastre. Pelos menos 11 pessoas morreram e outras ficaram feridas.

A área afetada pelo desastre era considerada de risco, mas muitas famílias continuavam morando no local devido à falta de opções de moradia

NOVO DESLIZAMENTO

No registro feito por um morador, observa-se ao fundo um desnível expressivo ao fim de uma das ruas. Além das casas, um poste e uma torre estão inclinados. A entrada da rua que dá acesso a esse caminho foi isolada
📷 No registro feito por um morador, observa-se ao fundo um desnível expressivo ao fim de uma das ruas. Além das casas, um poste e uma torre estão inclinados. A entrada da rua que dá acesso a esse caminho foi isolada |Reprodução

Conforme relatado pelo Corpo de Bombeiros, um alerta de evacuação da área atingida foi realizado, e detectou trincas no solo no perímetro do trecho que vai da Rua Siqueira Mendes até o final da Rua Dom Pedro I, que cruza os bairros São João e São José. Não há registro de feridos, apenas danos materiais.

DADOS

Dados do Serviço Geológico do Brasil mostram que o Brasil tem atualmente mais de 13,5 mil áreas de risco, principalmente de deslizamento, com cerca de 7 mil áreas. Cerca de 4 milhões de pessoas vivem nessas áreas. O Pará está em quinto no ranking, com 819 áreas consideradas de risco.

Os cinco estados do país com mais áreas de risco são:

1º- Santa Catarina: 2,9 mil

2º- Minas Gerais: 2,8 mil

3º- Espírito Santo: 1 mil

4º- São Paulo: 848

5º- Pará: 819

PREFEITURA DE ABAETETUBA

Conforme a prefeita da cidade, Franssinete Florenzano, as famílias que moram no local estão sendo retiradas das casas e levadas para o Ginásio de Esportes Hildo Carvalho.

A prefeita informou que já acionou o Governador Helder Barbalho, assim como o Ministro das Cidades, Jader Filho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias