Uma das principais rodovias de Belém e a única forma de sair da cidade para outras localidades do estado, a BR-316, é muito movimentada, seja por motoristas, motociclistas e pedestres. Por sua vez, os que caminham pelas calçadas da via se deparam com uma série de obstáculos.
A prefeitura de Belém e o Governo do Pará, se uniram em uma ação para a retirada dessas intercorrências, com o intuito, também, de dar início a parte das obras do BRT. Sob a responsabilidade do Núcleo Setorial do Código de Posturas (NSCP), vinculado à Seurb, foram notificados 18 estabelecimentos no perímetro que fica entre o Entroncamento e a alameda Moça Bonita, para que fizessem a retirada voluntária dos materiais. O prazo encerrou no dia 14 deste mês.
“Para essa ação conjunta da Prefeitura com o Governo do Estado, as equipes do Código de Posturas realizaram, anteriormente, um trabalho de conscientização com os lojistas para explicar sobre as obras do BRT e providenciarem a retirada voluntária das interferências no trecho. Com a finalização dos serviços, os pedestres terão calçadas acessíveis para caminharem com segurança”, explicou o secretário municipal de urbanismo, Deivison Alves.
+ Maioria concorda com a retirada de ambulantes
+ Incêndio se espalha e atinge barracas de ambulantes em Belém
O Núcleo Setorial do Código de Posturas promoveu três visitas técnicas entre os proprietários dos estabelecimentos, órgãos municipal e estadual, de cunho educativo sobre as obstruções e interferências das calçadas e nesta segunda (25), retornou ao local para fazer a retirada dos materiais dos comerciantes que não cumpriram o acordado dentro do prazo estabelecido. O Chefe de equipe do Código de Posturas, Francisco Oliveira, disse que "a função da Seurb nesta operação é fazer o intermédio entre o Estado e os lojistas, para apresentar e explicar os serviços que serão executados".
OBRAS DO BRT:
Segundo o diretor do NSCP, Jacintho Campina, "a urbanização do calçamento no perímetro do BRT fará um passeio público confortável, acessível e seguro para os pedestres que por ali transitam".
O melhoramento e a regularização das calçadas no entorno do BRT beneficiará também os comerciantes, que terão a frente das lojas mais organizadas e atrativas para o público. A intenção da Seurb é oferecer acompanhamento técnico gratuito à população se adequar às normas quando a obra for concluída.
Para denunciar alguma irregularidade neste perímetro da BR ou em outras partes da cidade, você pode ir à Seurb, localizada na Av. Gov. José Malcher, 1622, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Ou entrar em contato via WhatsApp (91) 98418-3491, ou pelo telefone (91) 3251-4468.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar