Chegar a mais de um século de vida é motivo de sobras para comemorações, sobretudo num momento pós controle da pandemia da Covid-19, que ceifou a vida de muitos idosos. Foi nesse contexto que o aniversário de 103 anos de Lourdes Santos da Silva, completados ontem (8), foi comemorado pelos 9 filhos, 22 netos, 23 bisnetos e um tataraneto, no bairro da Pedreira, em Belém.
De acordo com os familiares, o motivo de comemoração do centenário de Lourdes Santos da Silva se baseia, inicialmente, pela história de vida da idosa. “Minha mãe veio com 23 anos de idade para Belém, em 1943, vindo da cidade de São Miguel dos Paus dos Ferros, no Rio Grande do Norte, onde havia passado por muito sofrimento, até quando conheceu meu pai. Desde então, construiu uma família linda na nossa cidade com esse tanto de filhos, netos, bisnetos e tataraneto”, diz a filha Nazaré Santos, 73 anos, filha.
Ainda de acordo com os familiares, ultrapassar a barreira dos 100 anos está relacionado com o estilo de vida, sobretudo no período da pandemia quando os cuidados tiveram de ser redobrados. “Minha avó sempre se cuidou, com alimentação saudável e ficar livre de preocupações, sempre com espírito alegre. E nesses anos de Covid-19, período em que muitos idosos morreram, aumentamos os cuidados com ela, como levar ela para vacinar, até evitar visitá-la para não correr riscos. Esses cuidados realmente ajudaram ela a sobreviver a esse momento e está aqui comemorando alegremente seu aniversário”, acrescentou Vanessa Santos, neta.
LEIA TAMBÉM:
Lula sanciona lei que inclui tratamento odontológico no SUS
Minitro Jader Filho entrega casas e anuncia contratações
IBGE
A aniversariante se enquadra no reduzido grupo dos mais de 24 mil idosos que conseguiram chegar a idade dos 100 anos no Brasil, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais do que isso, de pessoas que conseguiram ultrapassar a expectativa dos brasileiros, que é de 76 anos, também segundo a entidade. Dois motivos que, por si só, são motivos de comemoração.
“Tenho o prazer de ter chegado nessa idade, com a alegria de ter conseguido cuidar e ter criado a minha família, com quase todos formados. Que Deus me dê mais anos de vida, sempre nessa felicidade de comemorar com meus filhos, netos, bisnetos e meu único tataraneto”, conclui a centenária Lourdes Santos da Silva.
"Tenho o prazer de ter chegado nessa idade, com a alegria de ter conseguido cuidar e ter criado a minha família, com quase todos formados. Que Deus me dê mais anos de vida, sempre nessa felicidade de comemorar com meus filhos, netos, bisnetos e meu único tataraneto”. Lourdes Santos, aposentada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar