plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Alerta! Vacinação continua abaixo da meta em Belém

Para possibilitar que pessoas que não podem comparecer aos postos durante a semana garantam a sua imunização, uma grande operação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde no Dia D da vacinação

Imagem ilustrativa da notícia Alerta! Vacinação continua abaixo da meta em Belém camera Jussara Sirino precisava apenas da vacina contra a influenza para atualizar o seu cartão de vacinação e agora diz que está tranquila | Foto: Ricardo Amanajás

Mesmo com vacinas à disposição da população nas unidades de saúde, a cobertura das vacinas contra a influenza e a covid-19 seguem abaixo da meta em Belém. Para possibilitar que pessoas que não podem comparecer aos postos durante a semana garantam a sua imunização, uma grande operação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no sábado (27), no Dia D da vacinação.

Para que atendesse à população, o Dia D da campanha mobilizou 310 postos de saúde distribuídos em 72 bairros da capital e seus distritos. Ao todo, 2.400 profissionais de saúde foram envolvidos na ação que também contou com um posto externo de vacinação montado na Aldeia Cabana, na avenida Pedro Miranda, bairro da Pedreira.

No local destinado às pessoas que chegavam para vacinar de carro, o mecânico industrial Raimundo Nascimento, 62 anos, não precisou esperar muito para receber a aplicação das vacinas contra a influenza e a vacina bivalente contra a Covid-19. “Eu resolvi vir logo hoje que a campanha está aqui perto para ficar logo tranquilo. Só estava faltando essas duas vacinas pra ficar tudo completo”.

Sem muita espera, à medida que as pessoas chegavam ao posto, eram recebidas com música e logo eram atendidas e vacinadas. A aposentada Jussara Sirino, 70 anos, precisava apenas da vacina contra a influenza para atualizar o seu cartão de vacinação e não escondeu a animação de poder cuidar da própria saúde. “Eu fico animada e tranquila porque sei que é para o meu bem”.

A mesma motivação que levou Raimundo e Jussara para o posto de vacinação é esperada de quem ainda está com o esquema vacinal incompleto. A coordenadora de imunizações do município de Belém, Nazaré Athayde, faz um apelo especial aos pais e responsáveis para que garantam a vacinação das crianças.

LEIA TAMBÉM:

EGPA tem processo seletivo com salários de até R$ 3.752,86

Saiba que órgãos federais vão abrir 25 mil vagas em 2023

“Infelizmente nós temos uma cobertura vacinal muito baixa. Precisamos resgatar principalmente no que se refere à vacinação contra a influenza e, no grupo de crianças, com a vacinação bivalente. Então, a Secretaria Municipal de Saúde entendeu que era necessário montar uma megaoperação, que é o Dia D, para atender o público-alvo das vacinas. Nós estamos trabalhando com os postos de vacinação em todos os bairros da capital para atender exclusivamente os pais, responsáveis e as pessoas que precisam ser vacinadas. E eu digo pais e responsáveis porque as crianças não chegam só na sala de vacina, é preciso que elas sejam conduzidas por alguém, então, este dia eu dedico para essas crianças, para os idosos, para a população que realmente precisa se vacinar. Temos vacinas para todos”.

A Sesma reforça que a meta da campanha em Belém é vacinar mais de 500 mil pessoas contra a influenza. Mas, até o momento, foram aplicadas 99.936 doses, o que corresponde só a 21,6% do público vacinado.

Quanto à covid-19, a meta é vacinar com a bivalente 1.292.477 pessoas, mas até o momento foram aplicadas 112.010 doses, o que corresponde a 8,67% da população.

Vacinação

Mesmo após a grande ação do Dia D da vacinação, realizada no sábado (27), a vacinação segue normalmente nos postos de saúde da capital. Confira quem pode se vacinar.

Contra a influenza (gripe), podem se vacinar as pessoas a partir de 6 meses de idade que ainda não tenham recebido essa vacina este ano. Lembrando, também, que tem os grupos prioritários que precisam ser vacinados.

Contra a covid-19, vacina bivalente, podem se vacinar as pessoas a partir de 18 anos de idade.

Além dessas duas vacinas, unidades de saúde estão abastecidas também com as vacinas da infância, destinadas às crianças e adolescentes, portanto, pais e responsáveis podem se dirigir às unidades de saúde, nos seus horários de atendimento habitual, levando o cartão de vacinação da criança para fazer a atualização do esquema vacinal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias