plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REDUÇÃO HISTÓRICA

Pará tem maio com melhor redução na criminalidade desde 2010

De acordo com os dados, o mês de maio apresentou uma redução de 28,51% nos delitos de homicídio, latrocínio e lesão corporal em comparação ao ano passado.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará tem maio com melhor redução na criminalidade desde 2010 camera Em 2022, foram registrados 242 casos, contra 173 este ano | Bruno Cecim / Agência Pará

Os investimentos em equipamentos de segurança pública, aumento e qualificação de efetivo, aliados a intensificação das ações integradas implementadas em todas as regiões do Estado, seguem resultando em números positivos obtidos a cada mês no Pará, garantindo assim menos crimes e mais paz e tranquilidade à população. Segundo os dados contabilizados nesta sexta-feira (02), pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), o mês de maio de 2023 é considerado o melhor mês da linha histórica, em comparação a maio dos últimos anos, avaliados desde 2010.

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os delitos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, apresentaram redução de 28,51% ao computar 173 casos em todo o estado, se comparado ao mês de maio de 2022 que registrou 242 ocorrências de CVLI, o que representa a preservação de 69 vidas. Enquanto que se comparado ao mesmo período de 2019, primeiro ano da atual gestão, que computou 283 casos, a redução chega a 39%.

Segundo o Secretario de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o trabalho integrado realizado a partir de estratégias previamente elaboradas para o enfrentamento à criminalidade aliado aos investimentos têm garantido bons resultados.

"Nós fechamos o mês de maio com uma redução de quase 30% em relação ao mês de maio de 2022, sendo o melhor mês de maio da linha histórica desde 2010. E no acumulado de janeiro a maio de 2023 estamos com cerca de 18% de redução em cima do nosso melhor ano que foi 2022. Portanto, nós parabenizamos todo o nosso efetivo da segurança, mas sabendo que muita coisa pode e deve ser feita ainda para que possamos melhorar ainda mais. Esse resultado também é fruto dos investimentos que seguimos realizando, pois somente em uma entrega desse ano, investimos mais de 26 milhões em armamentos, viaturas, equipamentos não letais, além disso, vivenciamos a formação de Policiais Militares, Civis e Penais, cursos em andamento do Corpo de Bombeiros, para qualificar cada vez mais nossos agentes”, enfatizou.

O titular da Segup acrescentou ainda que, “Continuamos investindo no que é o nosso maior ativo, que são as pessoas. Então investindo em pessoas, em equipamentos e melhorando a estrutura das forças de segurança a gente vai conseguir avançar ainda mais”.

Acumulado

No acumulado de 01 de janeiro a 31 de maio de 2023 a redução foi de 18,31% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) ao registrar 803 ocorrências, em relação ao mesmo período de 2022, quando foram computados 983 casos. A redução é ainda maior, chegando a 40% se comparado aos primeiros cinco meses de 2019, que registrou 1.338 ocorrências de CVLI.

Mais reduções

Além de CVLI, outros crimes como homicídios e roubos apresentaram redução no período de 01 a 31 de maio desse ano.

Os casos de roubos sofreram queda de 17,55% em relação ao mesmo mês em 2022, com 814 casos a menos em todo o Estado. Em 2023 foram 3.824 casos, já em 2022 foram contabilizadas 4.638 ocorrências do delito. Os homicídios também diminuíram, já que em 2022 foram computados 231 casos, e neste ano 165, com 66 casos a menos - uma redução de 28,57%.

A constante avaliação, o fortalecimento das estratégias adotadas e todo o investimento realizado são decisivos para que o Estado alcance esses resultados, como acrescenta o titular da Segup. "Seguimos com o compromisso e a responsabilidade de investir cada vez mais, para que nossas ações sejam ainda mais exitosas, e assim o Pará continue obtendo resultados ainda melhores. Portanto, não iremos recuar. Ao contrário, vamos continuar trabalhando para que neste quinto ano de gestão, as reduções sejam ainda maiores e a população paraense se sinta ainda mais segura e protegida", garantiu o Ualame Machado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias