O desembargador do Tribunal de Justiça do Trabalho da 8ª Região (TRT8), Raimundo Itamar, lançou nesta sexta-feira (23), o livro "Teoria da Jurisdição Internacional", no Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa.
O livro é resultado de mais de 10 anos de trabalho cientifico, com viagens e pesquisas sobre a jurisdição em diversos países.
O desembargador ressaltou que está muito feliz com mais uma publicação e pontuou que o trabalho será importante para compreender um pouco das questões sobre os direitos internacionais, já que o Pará se prepara para receber a COP 30, que será realizada em 2025.
"Eu estou muito feliz. A publicação é o resultado de 10 anos de trabalho científico. O resultado dessa obra está sendo publicada agora, aqui no tribunal, que incentiva a cooperação judiciária, que é a base do trabalho e também em véspera de COP 30, que o Pará vai sediar daqui há dois anos. É muito importante trazer para pauta do dia a dia científico, acadêmico, nos tribunais, em todos os lugares, esse tema do direito internacional que é exatamente aquilo que norteia o que vai ser realizado daqui a dois anos em Belém", declarou Raimundo Itamar.
União Europeia pode doar R$ 100 milhões para Fundo Amazônia
Lula critica Europa por poluição desde revolução industrial
Para escrever o livro, o pesquisador viajou por diversos países, como Suíça (Genebra), Luxemburgo e Guiana Francesa. Sob orientação do professor Dr. Rui Ramos, o objetivo era entender como a jurisdição internacional está se formando e como ela vai se consolidar para promover um melhor entendimento e cooperação entre as nações.
Itamar ressaltou que a obra é direcionado para todos o públicos, especialmente para aqueles que estão estudando ou se interessam pela área.
"O que nós notamos é que estudamos pouco direito internacional. Como nós estamos no momento importante para o nosso estado e para o país, em relação ao direito internacional (com a COP 30), acho que é o momento de nos voltarmos a isso. Há uma aldeia global, a humanidade precisa se integrar e isso é uma reivindicação de todos nós, uma cidadania universal. E esse livro tenta trazer uma contribuição teórica, mas também com aspectos jurídicos importantes, que são densos, mas que devem ser respeitados, dando essa pedra de toque para a sociedade internacional integrada com as nações, inclusive o Brasil", concluiu.
Na cerimonia de lançamento, membros da justiça do trabalho do estado, amigos, admiradores e família de Raimundo Itamar estiveram presente e prestigiaram o evento.
Serviço
Livro Teoria da Jurisdição Internacional
Editora: LTR
Autor: Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar