Entramos na terceira semana do mês de julho com mais uma dica especial de verão. O tema da vez é o cuidado com os olhos. Afinal, muito se fala em se manter hidratado ou cuidar da pele, mas poucos lembram de usar ou escolher corretamente os óculos escuros.
No Dia da Saúde Ocular, celebrado nesta segunda-feira (10), que tal conhecer um pouco mais sobre os benefícios de ter um bom óculos e a atenção especial que a sua visão merece nesse verão?
Animais no verão: veterinária alerta para os cuidados
Saiba como resgatar a beleza natural da sua pele nesse verão
É comum que, nesse período de veraneio, a busca pelo acessório se intensifique. Sejam nas praias ou nos balneários, vemos um ou outro banhista fazendo uso deles. Coloridos e com formatos diversos, os óculos escuros, quando escolhidos corretamente, tornam-se grandes aliados da saúde.
“Eles são capazes de proteger de 99% a 100% dos raios UV-A e UV-B, além dos efeitos cumulativos das radiações. Entretanto, nem todos os óculos escuros vêm com a proteção adequada. Para saber se o produto tem qualidade, é necessário ficar atento ao selo que atesta a proteção UV”, alerta Juliano Machado, médico oftalmologista, especialista em glaucoma.
Perigo do uso de óculos falsificados
A compra de óculos escuros nos locais que não sejam as óticas especializadas pode trazer malefícios ao usuário. Aqui incluímos também a compra do produto feita abertamente nas praias, pois o cliente muitas vezes não consegue ter acesso à garantia de procedência, tampouco checar se a lente tem o filtro necessário para a proteção.
LEIA TAMBÉM:
Dicas de verão DOL: conheça os benefícios do beach tennis
Fisioterapeuta alerta sobre câimbras durante o verão
“Usar óculos falsificados é pior do que não usar nenhum. Quando uma pessoa usa óculos escuros, sua pupila se dilata porque o olho entende que está em um lugar escuro. O olho fica mais exposto à radiação, acentuando os efeitos nocivos dos raios UV”, explica Machado.
Com a exposição excessiva à radiação UV, aumentam as chances da pessoa desenvolver doenças oculares, entre elas:
- Catarata
- Pterígio ou “carne no olho” (membrana que cresce sobre a córnea e distorce/cobre a visão)
- Câncer de pele nas pálpebras
- Degeneração da retina
- Ceratite ocular (“queimadura” da córnea que causa dor, vermelhidão e lacrimejamento)
Como saber se os óculos são eficazes?
“Para comprovar se os óculos solares possuem realmente uma proteção eficaz, há um equipamento chamado UV Tester que é capaz de avaliar se existe o filtro em um óculos e se ele é resistente o suficiente”, esclarece o especialista, que lembra que as lentes adequadas não distorcem as imagens ou alteram as cores.
“As lentes devem ser cinzas, verdes ou marrons e filtrar mais de 75% da luz visível”, enfatiza.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar