A falta de energia afeta a todos e inviabiliza a realização de muitos serviços. Além disso, em uma cidade como Belém, que tem o sol forte, pode ser muito agoniante sem ajuda de um ventilador ou aparelho de ventilação.
Seu Carlos Alberto da Silva Paiva, de 71 anos, está desde segunda-feira (17) sem energia elétrica em casa, que fica no bairro de Beija-Flor, em Marituba, Região Metropolitana de Belém.
Segundo ele, a queda no abastecimento ocorreu após uma falta de energia em todo o bairro. No entanto, o serviço foi normalizado para os outros moradores, menos para ele.
A conta de luz da casa está no nome da nora, que atualmente mora em Goiânia. Com isso, seu Carlos reuniu os comprovantes de pagamento da conta de energia, foi até a agência da Equatorial em Marituba e registrou a ocorrência. Lá, ele foi informado que a rede seria religada, mas, isso ainda não ocorreu.
“Segunda-feira, por volta de 1h, faltou energia para lá [no bairro Beija-Flor]. Chegou para todo mundo, menos para mim. Já fui na agência de lá, no dia 18 e 19, e toda vez eles dizem para esperar. Nessa espera eu estou dormindo no escuro”, contou.
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A última ida que seu Carlos até a agência foi na última quarta-feira (19). De acordo com ele, os atendentes só reafirmaram que a energia seria normalizada, no entanto, a falta de abastecimento segue durante esses quatro dias.
“Essa noite caiu a chuva e eu fiquei doidinho dentro de casa sem saber o que fazer no escuro. Eu moro sozinho, tenho 71 anos. Desde segunda-feira estou indo lá e eles dizem que vão religar e está tudo pago”, relatou.
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Aposentado, o idoso mora sozinho e passa o dia inteiro na residência. Sem energia, ele pede para vizinhos carregar o celular e está sem acesso a televisão. Segundo seu Carlos, ele já perdeu comida e disse que é muito ruim ficar no escuro.
“Eu perdi comida, não posso comprovar porque já joguei tudo fora. Mas quero saber se eles vão me repor isso”, questionou seu Carlos.
A falta de energia elétrica na residência de um idoso pode impedir que ele viva com dignidade e contraria regras da legislação brasileira, como o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), o que pode gerar punições jurídicas para a distribuidora.
Em nota, a Equatorial Pará informou que o fornecimento de energia do cliente foi normalizado na última sexta-feira (21). A situação foi causada por um problema interno, que seria de responsabilidade do mesmo, no entanto, a distribuidora executou os serviços necessários para resolver a situação.
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