O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) será o anfitrião da 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas, um evento que ocorrerá nos dias 4 e 5 de agosto em Belém. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contará com a presença de autoridades do Judiciário, do Executivo federal e de especialistas.
Os temas a serem debatidos incluem questões ambientais e climáticas, a jurisprudência brasileira sobre florestas e desmatamento, e propostas para melhorar a prestação jurisdicional. A cúpula também apresentará um panorama da atuação judicial em outros países da Pan-Amazônia e uma análise do desmatamento na região. As inscrições para o evento estão abertas até 28 de julho.
DIÁRIO, DOL e Hydro promovem evento sobre sustentabilidade
Belém recebe eventos Pré-COP 30 em agosto; veja todos!
Um dos destaques do evento é a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A Ministra Rosa Weber, Presidente do STF e do CNJ, conduzirá a abertura solene. A Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, ex-presidente do STF, e o Ministro Luís Roberto Barroso, Vice-Presidente do STF, serão os conferencistas do tema “Juízes e Desmatamento”. Além disso, várias sessões serão presididas por ministros do STF, demonstrando o compromisso da mais alta corte do país com a questão ambiental.
A programação do evento começa na sexta-feira, 4 de agosto, com uma abertura solene seguida de conferências focadas em florestas, biodiversidade e povos indígenas. No sábado, 5 de agosto, a programação inclui uma discussão sobre o uso de imagens de satélite, tecnologia e inteligência artificial na jurisdição ambiental, um panorama da jurisprudência brasileira sobre florestas e desmatamento, e um panorama da proteção judicial da floresta em outros países da Pan-Amazônia.
Confira mais detalhes no Amazônia Online, parceiro do DOL.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar