plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
40 NOVOS

Belém: Eleição para conselheiros tutelares será em outubro

Neste ano serão eleitos 40 novos conselheiros para um mandato de quatro anos. 257 candidatos participam do pleito em Belém.

Imagem ilustrativa da notícia Belém: Eleição para conselheiros tutelares será em outubro camera O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, já havia autorizado a eleição para 2023. | Marcos Barbosa / Comus

No dia 1º de outubro será realizada a eleição para os novos conselheiros tutelares de Belém. O pleito irá eleger 40 novos conselheiros, para um mandato de quatro anos, e terá o apoio da Prefeitura de Belém, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) e do Ministério Público do Pará (MPPA).

Quer ser conselheiro tutelar? Veja como se inscrever!

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) é o órgão coordenador da eleição, que vai reunir 257 candidatos este ano. A votação será no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em escolas municipais e estaduais de Belém (que ainda estão sendo definidas). Qualquer pessoa pode votar, basta ter a partir de 16 anos, apresentar o título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto.

“As campanhas dos candidatos começaram no dia 14 de agosto e vão encerrar no dia 30 de setembro. Os locais de votação estão pré-definidos. O Comdac coordena todo esse processo, desde o registro das candidaturas até a condução da votação”, explicou Muller Maia, presidente do Comdac.

"A defesa das crianças é, e sempre foi, prioridade de nossa gestão, e a eleição dos conselheiros é democrática e com participação popular", destacou o prefeito Edmilson Rodrigues. "Por isso tem todo o apoio da Prefeitura".

Urnas eletrônicas

Durante o pleito, o TRE vai disponibilizar urnas eletrônicas. Os equipamentos serão divididos nos oito distritos: 74 urnas no Distrito Administrativo do Guamá (Dagua); 20 no Distrito Administrativo de Belém (Dabel); 67 urnas no Distrito Administrativo do Benguí; 61 urnas no Distrito Administrativo da Sacramenta (Dasac); 43 urnas Distrito Administrativo do Entroncamento (Daent); 20 urnas no Distrito Administrativo de Mosquiero (Damos); 49 urnas no Distrito Administrativo de Icoaraci (Daico); e 20 urnas no Distrito Administrativo de Outeiro (Daout).

Objetivo

O Conselho Tutelar tem o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Em Belém, existem oito Conselhos Tutelares, que cobrem os oito distritos administrativos da capital, DAGUA, DAICO, DAENT, DASAC, DAOUT, DAMOS, DABEN e DABEL

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias