Desde que Belém foi anunciada com a sede da COP30 (Conferencia do Clima), da Organização das Nações Unidas (ONU), uma série de outros eventos que tratam sobre as urgências climáticas e desenvolvimento sustentáveis começaram a ser realizados na Amazônia.
Neste segundo semestre, o Pará foi palco da 1º Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia, dos Diálogos Amazônicos e da Cúpula da Amazônia, que reuniram representantes dos países que fazem parte da Pan-Amazônia.
Na próxima quarta-feira (30), Belém também será palco da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. O evento visa discutir a floresta amazônica como um todo, desde assuntos sobre o desamamento e biodiversidade até as questões econômicas.
O objetivo do encontro é falar sobre alternativas para o desenvolvimento da região, mas focado da sustentabilidade e proteção da floresta.
Helder Barbalho confirma Tony Blair e outras autoridades
COP 30 em Belém: o que verdadeiramente importa?
No encontro, diversos especialistas técnicos e representantes dos povos da floresta, da sociedade civil, academia, setores públicos e privados, e militantes da área do meio ambiente estarão em palestra e painéis. Ao todo, serão três dias de evento, que vai do dia 30, até o dia 1º de setembro.
Além do Governador do Pará, Helder Barbalho, outras personalidades estão confirmadas para o encontro, como o primeiro-ministro da Grã-Bretanha (1997-2007), Tony Blair. O politico vai dar uma palestra no segundo dia de evento.
Durante o governo, ministro priorizou questões ambientais, dando ênfase em ações contra o aquecimento global. Durante o mandado de Blair, o Reino Unido era um dos poucos país que alcançaram a meta de redução de emissões de carbono; que fazia parte do Protocolo de Kyoto - que foi assinado em 1997, no Japão.
Além de Blair, Iván Duque, ex-presidente da Colômbia (2018 - 2022) será o palestrante de destaque do último dia da Conferência. A conferencia será aberta pelo 8º Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
Além disso, estão confirmadas a presença do presidente do ICMM, Rohitesh Dhawan; do embaixador da UNESCO para a Sustentabilidade, Oskar Metsavaht; Neidinha Suruí, ativista na Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, entre outros.
Emergências climáticas
Todos esses eventos sobre o clima que ocorrem em Belém são de extrema importância para nortear ações de desenvolvimento sustentável para frear o aquecimento global.
Com as mudanças drásticas nas temperaturas, alguns países estão tratando a crise no clima com mais seriedade e Amazônia está no centro da discussão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar