A reunião do conselho estadual de desenvolvimento rural sustentável ocorreu na manhã desta terça-feira (29), no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP), no bairro do Marco, em Belém.
Realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), o encontro contou com a presença de várias entidades da agricultura familiar em todo o Pará. A nova secretaria, criada recentemente pelo governador do estado Helder Barbalho, tem como principal finalidade o cuidado ainda maior com esse setor, já que o estado possui aproximadamente 300 mil agricultores familiares. A partir daí, essa iniciativa visa o fortalecimento do setor que é responsável pela alimentação que chega à mesa dos paraenses.
LEIA TAMBÉM:
+ Helder decreta estado de emergência contra gripe aviária
+ Três bairros de Belém ficam sem água nesta terça-feira (29)
+ Árvores com risco de queda são revitalizadas em Belém
A primeira estratégia da nova secretaria é a construção do plano estadual de agricultura familiar, que cria diretrizes e estratégias para o crescimento da cadeia produtiva e o aumento de oportunidades para os microempreendedores do campo, por meio do diálogo entre as autoridades e a sociedade civil.
“É um novo olhar, um olhar com responsabilidade social, econômica e ambiental. Historicamente a gente nunca teve um plano, uma política específica para a agricultura familiar, nós iniciamos hoje o processo de construção de uma política específica para atender os agricultores familiares e comunidades tradicionais do estado do Pará, nosso desafio é dar assistência técnica e extensão rural, além de aplicar de maneira correta os recursos disponibilizadas pelos governos estadual e federal”, destacou Cássio Pereira, titular da SEAF.
Veja mais na reportagem da RBATV:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar